Beach Class Magazine


Trancoso, na Bahia, o destino mais incrível desse verão

Voltar Por David Marcelino

Durante o período do alto verão, entre os meses de dezembro e fevereiro, o Aeroporto Terravista faz algo em torno de 60 operações por dia, entre pousos e decolagens. Ali, é considerável o número de jatos executivos, particulares ou fretados, se movimentando na pista que faz parte do complexo de mesmo nome do aeródromo, que também inclui um condomínio de casas de alto padrão e uma vila de hospedagem.

 


Trancoso, na Bahia, é um dos locais mais visitados por artistas e celebridades durante o verão
(Foto: Divulgação)

 

Já em terra firme, no alto de uma falésia entre as famosas praias do Rio da Barra e do Taípe, o condomínio está instalado em uma imensa área de mais de 500 hectares de Mata Atlântica preservada e, por entre as casas, há um campo de golfe de 18 buracos – considerado o melhor de toda a América Latina.

Há apenas dez minutos do Terravista fica o Quadrado de Trancoso, o centro do povoado mais famoso da região. O lugar era desconhecido por grande parte dos brasileiros até o fim da década de 70, quando hippies descobriram um enorme gramado com casas dispostas ao redor e uma igreja ao fundo. Atualmente, os casebres coloridos são tombados como patrimônio histórico pela Unesco e abrigam lojas, cafés, restaurantes e elegantes pousadas.


O Uxua Casa Hotel é uma vila de casas com serviço de concierge inspirado na Indonésia (Foto: Divulgação)

Em um primeiro momento, tudo parece muito rústico. Mas é este mesmo cenário que dá uma atmosfera elegante ao vilarejo. Hospede-se no Uxua Casa Hotel, uma vila de casas com serviços de concierge, restauradas com materiais recuperados pelo designer holandês Wilbert Das. Tudo inspirado em hospedarias da Indonésia.

Uma caminhada de mais ou menos oito minutos saindo do hotel te leva até a Praia do Rio da Barra, a mais central e, ao mesmo tempo, a que parece mais remota da região. Ela fica bem atrás da “Igrejinha” de São João Batista e se estende por 500 metros de areia branca e manguezais. E mais: dali pode-se contemplar o encontro do oceano com o rio. As águas são calmas, mas o vento sopra forte, ideal para a prática de kitesurfe: é comum ver por ali surfistas fazendo manobras em suas pranchas com coloridas pipas.


As sunsets parties do Casa Club Trancoso acontecem todos os dias (Foto: Divulgação)

Para quem busca por agito, na Praia Rio Verde está o Casa Club Trancoso. No segundo verão em funcionamento, o espaço recebe até 180 pessoas e abre todo dia a partir das 10h da manhã. Com sunset parties diárias, o som predominante é música eletrônica e house.  Experimente o drinque da temporada: le grand fiz, com vodca, licor Saint Germain, água tônica e gomos de limão. Da cozinha, o ceviche de peixe reabastece a energia.

 

Assim que o sol se põe, o jantar pode ser na pousada El Gordo. Na ponta do Quadrado, o estabelecimento possui mesas em volta da piscina com a vista do alto da praia. Quem está à frente das panelas é o chef Wladimir Umezu, que tem influências asiáticas por conta dos dez anos que viveu no Japão. Delicie-se com o bacalhau ao forno, acompanhado de batatas ao murro, cebola confitada e azeitonas. A cerveja está sempre gelada.


Feijoada da Casa da Glória, em Trancoso (Foto: Divulgação)

Reserve o almoço de domingo para provar a feijoada da Casa da Glória. Bem ao lado do casebre amarelo uma pequena porta desemboca em um longo corredor branco. No final, um jardim amplo e arborizado dá as boas-vindas, junto com uma caipirinha de frutas colhidas no jardim, como cacau, tangerina e limão-cravo. Cozida a fogo lento, a refeição é vendida em porções individuais e acompanha arroz, couve refogada, torresmo e farofa de banana crocante.

Se ainda tiver pique, a programação de festas do Café de La Musique, na Praia dos Coqueiros, inclui festas de labels do eixo Rio-São Paulo e DJs como Alok e Vintage Culture.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Modernizado, Hotel Arpoador terá vista panorâmica para a Cidade Maravilhosa

Os melhores programas para curtir o inverno em Nova York

Crie um check list e viaje tranquilo