Beach Class Magazine


Como obter a Carteira de Motorista Digital

Voltar Por David Marcelino

Atualmente, esquecer a Carteira de Motorista em casa dá a maior dor de cabeça, não é mesmo? O motorista tem que pagar uma multa de R$ 88,38, isso sem falar no fato de ter o carro retido até apresentação da carteira. Mas a partir de fevereiro, (para a nossa alegria), a CNH poderá ser acessada por meio de um aplicativo.

 


A CNH Digital é, exatamente, a versão digital da opção impressa (Foto:Divulgação)

 

Porém, apenas aqueles que tiverem a CNH de papel com QR Code poderá usar esse serviço. De acordo com o Denatran, as carteiras emitidas a partir de maio de 2017 já têm essa tecnologia. Muitos ainda não sabem usar esse recurso.

 

Para começar é preciso fazer o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran. Depois, o motorista deve ir ao Detran para confirmar os seus dados e provar que é realmente o usuário cadastro. Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito todo pela internet.  Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor.

 


Para evitar fraudes, haverá um QR Code impresso (Foto: Divulgação)

 

Assim que os dados são confirmados pelo Detran, você já pode solicitar um código de ativação para a versão eletrônica que será enviado por e-mail. Em seguida, o motorista baixa o aplicativo da CNH Digital e faz o login com a senha do portal e digita o código de ativação. Para terminar, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos e está pronto para usar a Carteira de Motorista Digital.

 

O aplicativo permite que você visualize a Carteira de Motorista frente e verso e o QR Code. Além disso, também te possibilita exportar e compartilhar o arquivo da CNH (email ou whatsapp) para utilizá-la em situações que exijam um documento autenticado. Se o seu pacote de dados acabar, não precisa ficar desesperado.  A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível offline.

 


Não se preocupe com o seu pacote de dados, você poderá utilizar o documento offline (Foto: Divulgação)

 

A CNH Digital será válida em todo território nacional a partir de 2018, mas alguns estados já estão disponibilizando esse serviço, o estado de Goiás foi o primeiro. Atualmente, os motoristas de Alagoas, Rondônia, Rio Grande do Sul, Tocantins e Distrito Federal também já podem usar a versão eletrônica do documento. Saiba mais informações no site do Denatran.

 

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

TVS parceira de BMW e Dafra, lança a moto Apache RR 310

Novo Jeep Cherokee chega ao Brasil

Razões para se empolgar com o universo automotivo em 2018