Beach Class Magazine


Vanessa Faro, a jornalista santista que provou que futebol é coisa de mulher, sim!

Voltar Por David Marcelino

No cartório seu registro de nascimento diz Vanessa de Faro Melo Soares, mas, com certeza, você a conhece apenas como Vanessa Faro. Jornalista, apresentadora do Corpo em Ação, tão apaixonada pela profissão que permitiu que ela mudasse até o seu nome de batismo. Sim, nós estamos falando de uma história de amor.

 


Vanessa Faro é apresentadora do programa Corpo em Ação, da TV Tribuna (Foto: Reprodução/ TV Tribuna)

 

Ainda nos dias atuais, se uma mulher diz que gosta de futebol, o máximo de credibilidade que ouvimos é: deve saber quem é o Neymar e o Kaká, talvez saiba diferenciar um pênalti de uma falta e, se foi ao estádio duas vezes na vida, foi acompanhar o pai ou o namorado. Se o preconceito ainda é latente nos dias de hoje, imagina na segunda metade da década de 1990, quando a jornalista dava os seus primeiros passos como jornalista de esporte, posto que ocupa até hoje.

 

“Ainda continuo, muitas vezes, aquela menina sonhadora que queria mudar o mundo, aquela mulher que queria provar a todos sua capacidade.  Não foi fácil chegar até aqui, mas entre muitos choros e nãos, foi inesquecível, prazeroso, mágico e divertido... Sim, divertido! Provar para muitos preconceituosos de plantão que mulher sabe falar sobre futebol, provar pra muitos que não se pode julgar o próximo pela roupa, salto alto e ideias, mostrar que não era repórter apenas de futilidades, coluna social, etc…”, relembra Vanessa.

 


Vanessa e o goleiro Gabriel Gasparotto (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

Vanessa Faro se formou em 1992, na Universidade Católica de Santos. Ainda universitária, trabalhou na TV Litoral, foi chamada para ser a primeira apresentadora da TV Tribuna, mas o seu desejo era trabalhar em revista. Após ser aprovada para o curso da Editora Abril, largou a televisão e foi para a revista Capricho. Por fim, ainda ficou um mês na revista Manequim, antes de voltar à Baixada Santista e ir atuar em um jornal do Guarujá.

 

E, mais uma vez, ela largou a profissão para o seu primeiro casamento e dar a luz à sua primeira filha, Bruna Faro, de 22 anos e jornalista como a mãe. Já em meio ao processo de divórcio, voltou à Santos e à TV Tribuna, onde permanece até hoje.

 


Vanessa Faro e sua filha, Bruna Faro (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

Cobriu os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro (2007), as Olímpiadas de Pequim (2008) e a Copa do Mundo do Brasil (2014). Fez reportagens especiais na Grécia, na França, na Argentina e na Espanha. Foi setorista do Santos de 2001 à 2004, quando acompanhou o time durante a campanha na Libertadores. Acompanhou o ultramaratonista Valmir Nunes na famosa Spartathlon, na Grécia, foi enviada para cobrir o Mundial de Judô em Paris, o Mundial de Tamboréu em Marseille, na França e viajou com Pelé para o Gabão, na África.

 

E se você está se perguntando como ela conquistou tudo isso, suas palavras respondem: Não julgar ninguém pela aparência, descendência, se é rico ou pobre, se fala errado ou corretamente... Não deixe de conhecer o próximo, escutar suas histórias, seus valores. Você pode não concordar, mas tem que respeitar. As melhores histórias muitas vezes estão ali, marginalizadas, encostadas, esquecidas ou jogadas de lado como alguns desses amigos que fiz e me mostraram um mundo colorido de possibilidades. O jornalista não pode focar no "próprio umbigo" e ser o juiz, o dono da verdade. Nós apenas somos os privilegiados narradores dos fatos”.



 

Gostou? Veja o que separamos para você:

A ousadia e a alegria de Neymar Jr

Viviane Oliveira, a modelo santista que está conquistando passarelas ao redor do mundo  

Fernanda Keller, a triatleta que fez história sem se preocupar com o cronômetro