Beach Class Magazine


Por que é vantajoso investir em moedas virtuais?

Voltar Por David Marcelino

Exatamente como o real, o euro ou o dólar, a bitcoin é uma moeda digital ou uma criptomoeda que vale muito. Entretanto, completamente diferente das moedas citadas já que ela não existe fisicamente, é um dinheiro totalmente virtual. Sua emissão não é controlada por bancos, ela é produzida de forma descentralizada por um algoritmo que limita a emissão desses bitcoins, permitindo que o número disponível no mundo não ultrapasse as 21 milhões de unidades. É esse limite que torna a moeda escassa, o que leva a sua cotação a ser flutuante e variável conforme a demanda.

 


Diferente do real, o bitcoin é uma moeda completamente virtual (Foto: Divulgação)

 

O número de brasileiros que fazem uso da bitcoin chegou a um milhão no fim do ano. De acordo com a pesquisa, esse é o número de pessoas que, no país, têm ou já tiveram moedas virtuais. Milhares de estabelecimentos ao redor do mundo já permitem que o consumidor pague suas compras com o bitcoin. Logo, outras moedas também deverão começar a ser aceitas. E existem grandes benefícios em utilizar o dinheiro virtual.

 

Possivelmente uma das grandes vantagens do dinheiro digital é que os dados pessoais não são requisitos para que seja feita uma transação. Basta somente informar a quantia, o remetente, o destino e pronto! Assim fica praticamente impossível, ou pelo menos bem mais difícil, que alguém exponha suas informações.

 


Mais de um milhão de brasileiros utilizam ou já utilizaram uma moeda virtual (Foto: Divulgação)

 

As moedas virtuais operaram por meio de um processo descentralizado, sem que haja uma empresa que seja dona ou controladora da movimentação. Você é quem controla o seu próprio capital. Isso só é possível porque é usado o modelo de computação ponto a ponto que trabalha com uma rede de bancos de dados espalhados pelo mundo, eliminando os conhecidos problemas causados pela centralização de informações.

 

Para começo de conversa, as carteiras de bitcoins, por exemplo, não cobram qualquer taxa para armazenar seu dinheiro. Ainda que você opte por utilizar outras moedas virtuais e empresas que cobram pelo serviço, mesmo assim poderá transferir dinheiro e realizar pagamentos em questão de minutos sem os impostos que normalmente são cobrados nas transações regulares dos bancos.

 


Milhares de estabelecimentos  pelo mundo já aceitam moedas virtuais como pagamento (Foto: Divulgação)

 

Para dar os primeiros passos nessa empreitada, basta ter um dispositivo conectado à internet e terá à sua disposição todas as vantagens que as moedas virtuais têm a oferecer. Mais de 100 mil comerciantes em todo o mundo já aceitam receber em bitcoins, segundo estimativa do International Business Times.

 

Por que pagar por um serviço que você tem o direito de obter de graça? Com os bitcoins é possível mandar dinheiro para outras pessoas sem qualquer custo. Nas viagens internacionais você pode usá-los para realizar as compras sem, por exemplo, o Imposto sobre Operações financeiras (IOF) que atualmente é de 6,38%.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

 

Saiba um pouco mais sobre as moedas virtuais

 

Os conselhos de carreira mais ultrapassados do mundo dos negócios

 

Organize sua vida financeira e comece 2018 com mais dinheiro