Beach Class Magazine


Tendências de 2018 em arquitetura, decoração e paisagismo

Voltar Por David Marcelino

Você já tem ideia de quais serão as grandes tendências de decoração para esse ano? A ideia de prever o futuro parece loucura, mas uma ajudinha nessa brincadeira é sempre bem-vinda, não é mesmo? Por esse motivo trouxemos a opinião de profissionais e também pesquisas de dados de redes sociais para tentar adivinhar o que vai invadir nossas casas neste em 2018.

 


Composição criada pelo paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi, usando cactos e suculentas (Foto Edu Castello)

 

Para alguns arquitetos, a grande tendência é transformar o lar em um lugar de reconexão e equilíbrio. Para que isso aconteça, a natureza é o grande ponto de partida. A necessidade de ter plantas em casa continua muito forte, mas agora ela também  vem através de outros objetos e elementos. Acredita-se que 2018 é o ano dos elementos naturais – sejam eles peças feitas à mão ou plantas. A maior valorização de objetos e móveis artesanais, mostrando o processo de execução e a presença da mão do homem.

 

Não muito diferente da ideia anterior, há quem aposte em estampas de folhagens. Haverá uma diversificação dos desenhos: folhas e mais folhas. A reconexão com a essência por meio dos elementos naturais tem uma razão: Nós, nesse mundo tech veloz, precisamos nos conectar com o natural para equilibrar as coisas. Tudo o que nos remeta aos hábitos saudáveis será bem-vindo nesse novo ano.


As estampas de folhagens também são uma aposta para o novo ano (Foto: Divulgação)

 

Já que temos esse hábito de salvar pins e mais pins em decorações no Pinterest, nada mais justo do que escolher o que têm feito sucesso por lá também, não é mesmo? Segundo os números divulgados pela rede social, em 2017 houve um aumento de 75% de pins relacionados ao lar e decoração. Levando isso em consideração, podemos avaliar as imagens mais pinadas como tendência para 2018.

 

As paredes “cruas” estão oficialmente fora de moda. Para esse ano, aposte em quadros, ilustrações e o que mais a imaginação permitir, sem medo de abusar no tamanho. Em 2017, a procura por pins de wall art (arte na parede, em tradução literal) aumentou 637%.

 


Nada mais out que paredes cruas, invista nos quadros e ilustrações (Foto: Reprodução/ Pinterest)

 

O revestimento que fez o maior sucesso nos anos 1970 promete voltar: o marmorite. Não só o marmorite terá seu momento de volta, mas, também, o estilo Memphis em objetos e móveis. Os estilos dos anos 1970 e 1980 serão o novo vintage em 2018.



 

Gostou? Veja o que separamos para você:

 

Bienal de Arquitetura expõe na Praça das Artes em São Paulo  

 

Geometria imprimi ar descolado a decoração

 

As cores dos batons vão invadir a decoração em 2018