Beach Class Magazine


Geometria imprimi ar descolado à decoração

Voltar Por David Marcelino

Aqui está a mais nova mania na decoração: os traços geométricos nas pinturas das paredes. Nos mais diversos ambientes em mostras por todo o país, a tendência aparece exibindo todas as suas possibilidades. Ela está presente desde o estilo mais impactante dos tons de cinza-chumbo e preto até mesmo na delicadeza dos meios-tons de laranja, azul e cinza-claro.


As formas geométricas dão podem ser utilizadas em cores discretas, sem causar impacto (Foto: Divulgação)

Triângulos, retângulos, círculos, losangos e trapézios. Palavrinhas que nos acompanham desde as aulas de geometria no ensino fundamental escolar, reaparecem de uma forma muito mais instigante. Se bem que, na verdade, desde a Idade da Pedra, há milhares de anos, os homens já “decoravam” suas cavernas com figuras geométricas. Paredes e utensílios de cerâmica pré-históricos são a prova dessa fascinação do homem pelo geometrismo.

 

Na história mais recente das artes decorativas, lá no início do século 20, o art déco (principalmente na vertente americana) e a escola Bauhaus foram, cada uma à sua maneira, as que resgataram a utilização da geometria e a elevaram a um novo patamar de rigor e tecnologia, que segue até os dias de hoje.

 


As formas geométricas podem aparecer nos detalhes (Foto: Divulgação)

 

Ao colocar em prática a tendência em sua casa, é preciso, antes de mais nada, levar em consideração que a geometria é inerente ao próprio espaço, ou seja, há a necessidade de harmonizar o formato do ambiente, da janela, da porta e demais espaços para conseguir o melhor efeito possível que as padronagens e objetos nesse estilo são capazes de oferecer.

 

Quando o assunto é usar formas geométricas na decoração, é preciso pensar além das formas básicas como o quadrado, triângulos ou o retângulo. O mercado do ramo está abarrotado de modelos, isso inclui os azulejos, que prometem modificar completamente a maneira de decorar qualquer espaço. Os prismas são responsáveis por dar o toque futurista e quando usados em cores diferenciadas, modernizam o ambiente.

 


As formas geométricas também podem ser o destaque da decoração (Foto: Divulgação)

 

Para quem gosta de ambientes mais vibrantes, abusar das cores permite uma decoração mais divertida e urbana, com toque jovial. Aposte nos tons de vermelho, rosa e amarelo que funcionam bem com papeis de paredes de poás e peças texturizadas.Já para os mais discretos, tons monocromáticos são mais sóbrios mas nem por isso menos sofisticados. Aliás, decorações geométricas em tons de preto e branco conferem ar cosmopolita e mais masculino ao lugar.

 

Quem não quiser ousar tanto e ficar só nos detalhes, pequenas padronagens estampam móveis, abajures e almofadas. Uma opção bastante interessante e que agrada aos gostos mais exigentes e que não abrem mão de estar com a decoração em dia.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

 

As cores dos batons vão invadir a decoração em 2018

Transforme sua varanda no local mais legal da casa

Dê a sua cara a decoração de Natal de sua casa