Beach Class Magazine


Tem homenagem à Benedicto Calixto na Pinacoteca

Voltar Por David Marcelino

Uma linda e merecida homenagem a um dos grandes pintores de paisagem da história do nosso país, Benedicto Calixto (1853-1927), realizada por incrível artista da paisagem: Paulo von Poser, de 57 anos. Eis a mostra "Porto, Tempo, Paisagem", que está em cartaz até 18 de fevereiro, no lugar mais emblemático da cidade nesse quesito: a Pinacoteca Benedicto Calixto.

 


Releitura de obra de Benedicto Calixto feita por Paulo von Poser (Foto: Divulgação)

 

A exposição é composta por 12 obras e foi planejada ao longo do ano a pedido das museólogas Marjorie Medeiros, Ana Kalassa e Beatriz Henriques, da própria Pinacoteca, para marcar os 90 anos da morte de Calixto. Mesmo com a distância na linha do tempo, Poser em muitos momentos de sua trajetória artística 'se encontrou’ com Benedicto, isto é, com a obra dele. Um desses encontros se deu quando ele pintou o teto do Theatro Guarany, substituindo a pintura original de Benedicto Calixto, que havia sido destruída por um incêndio.

 

Paulo lembra que o primeiro contato aconteceu em 1978, quando iniciou sua graduação na Faculdade de Arquitetura da USP (FAU), em uma aula com a crítica de arte Aracy Amaral, onde o assunto era a arte na América Latina.

 

Poser conta que seu trabalho variou muito e teve muitas aplicações e exposições, mas a questão das paisagens sempre foi muito presente por ele ser um aficionado pelas urbanidades. Em 1986, quando a Pinacoteca Benedicto Calixto foi inaugurada ao público, ele redescobriu Santos como professor, foi então que a paisagem entrou de uma vez em suas obras, principalmente o porto, nas aulas ao ar livre. E há 32 anos o pintor leciona Desenho na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS).

 


Paulo von Poser criando (Foto: Divulgação)

 

Na exposição você se depara com trabalhos feitos em vários suportes diferentes, como acrílica, grafite e lápis de cor. Também estão expostos fotos e vídeos, como o curta “Coisas do Cais”, no qual o artista fala de sua visão do Porto de Santos como espaço de educação, criatividade e participação da juventude. Esta produção recebeu um Prêmio Fiat.

 

Paulo von Poser vai ministrar duas oficinas de desenho, para quem tiver interesse e for maior de 14 anos. Na primeira, que acontece em 6 de janeiro, serão produzidos desenhos do casarão da Pinacoteca. A técnica aplicada será de desenho coletivo, explicada pelo próprio pintor, que é uma prática bastante eficiente para quem não está acostumado a desenhar muito. Serão três painéis onde desenvolverão a arquitetura do casarão e os detalhes de seus jardins.

 

A segunda oficina acontece no dia 27 de janeiro, no mesmo horário da anterior, onde os alunos produzirão cartões postais. Os trabalhos utilizarão colagens e desenhos para reproduzir obras de Benedicto Calixto.

 


A Pinacoteca Benedicto Calixto está aberta ao público desde 1986 (Foto: Divulgação)

 

A Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão, em Santos. O seu funcionamento é de terça à domingo, das 9h às 18h.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

"Star Wars - Os últimos Jedi" é o destaque do fim de semana nos cinemas

Exposição mostra inventos de Bartholomeu de Gusmão em Santos  

Orquestra Sinfônica de Heliópolis faz concerto aberto e gratuito em Santos