Beach Class Magazine


Transforme sua varanda no local mais legal da casa

Voltar Por David Marcelino

Sacadas e varandas, já faz algum tempo, deixaram de ser cantos indiferentes de quem mora em apartamentos. Cada vez mais famosos, fechar totalmente o ambiente utilizando a técnica do envidraçamento pode ser a solução ideal para eliminar diversos problemas do dia a dia. Além, é óbvio, de incorporar precisos metros quadrados ao projeto de interiores.

 


O envidraçamento pode além de ampliar, proteger de ruídos, insetos e chuva (Foto: Rodrigo Belarmino)

 

Quando a pessoa decide por fechar a varanda, em grande parte das vezes quer aumentar a área utilizada. Ao invés de ter uma varanda pequena e isolada, acaba ganhando uma sala maior e interligada. Além de ampliar a sala, a varanda pode muito bem se converter em cozinha gourmet ou espaço para a jardinagem.

 

O morador de uma casa na praia fez uma única exigência ao arquiteto: criar um lugar especial para ele fazer a sua meditação. Para o profissional foi um novo conceito que, apesar de desafiador, considerou bastante divertido trabalhar nisso e criar um espaço zen para a casa.

 


Um espaço zen em sua casa (Reprodução/Architectural Digest)

 

O arquiteto escolheu a varanda do quarto principal e criou um espaço relaxante. Materiais naturais, como a cadeira de palha e o tapete de sisal, garantem a leveza do cantinho, que ainda recebeu velas e uma confortável daybed.

 

Em outro imóvel a arquiteta reformou para esta família nordestina. Ele do Ceará, e ela de Pernambuco, moram em São Paulo com a filha. E para receber os amigos e familiares que moram longe, o apartamento de 343 m²  precisava de alguns ajustes: uma área gourmet na varanda e cozinha bem equipada.

 


Varanda Gourmet: Bancada preta de granito da Magma Stone. Mesa de jantar da Artefacto. Cadeiras milano sem braço da Breton. Coifa de inox da Pulsar Coifas (Foto João Ribeiro / Divulgação)

 

Na reforma, que durou uns meses, a profissional mexeu na planta original, integrou a varanda ao living e redistribui os espaços. O ambiente, agora, abriga área gourmet com churrasqueira e forno de pizza, adega de vinhos, aquário de água salgada e espaço de estar.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Dê a sua cara a decoração de Natal de sua casa

Microsoft constrói escritórios em casas na árvore

Sofá vintage, uma mistura de beleza, classe e conforto