Beach Class Magazine


Exposição mostra inventos de Bartholomeu de Gusmão em Santos

Voltar Por David Marcelino

Bartholomeu de Gusmão é um nome bastante conhecido em Santos e na região como um todo. Ele deu nome a avenidas, escolas e outros equipamentos públicos. Mas você tem ideia de quem é o homem por trás desse nome e o porquê de receber tantas homenagens?


Exposição traz maquetes que mostram as invenções de Bartholomeu de Gusmão (Foto: Raimundo Rosa)

O homem em questão era um sacerdote e inventor que nasceu na cidade de Santos. O padre tinha como hobby inventar coisas, entre elas, o primeiro balão do mundo e a passarola.

A lista é extensa e você poder conhecê-la com riqueza de detalhes em uma exposição sobre Bartolomeu de Gusmão que acontece durante todo o mês de dezembro no Museu Pelé, no Centro Histórico de Santos.


No total, 13 maquetes compõem a exposição (Foto: Raimundo Rosa)

No total, 13 maquetes – todas de autoria de João Inácio da Silva Filho – integram a mostra histórica. Para ficar ainda mais interessante, a visitação é gratuita. Entre os destaques dessa exibição, está um forno solar, construído com lentes e capaz de assar carnes há mais de 300 anos.

Para completar o acervo, está exposto documento da Biblioteca Pública Municipal da Cidade do Porto (Portugal), que comprova que é Bartholomeu o primeiro cientista a acreditar que o homem poderia voar, utilizando um balão de ar quente.


O Museu Pelé fica no bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos (Foto: Raimundo Rosa)

Bartholomeu de Gusmão foi o primeiro cientista das Américas e ficou conhecido como padre voador, pelo aeróstato, o balão de ar quente, um de seus inventos. O sacerdote também criou o sistema de automação para drenar água dos porões, utilizado até hoje pelos navios, e o carneiro hidráulico, que bombeia água utilizando sua própria força.

O Museu Pelé fica no Largo Marquês de Monte Alegre, sem número, no bairro do Valongo, em Santos.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Orquestra Sinfônica de Heliópolis faz concerto aberto e gratuito em Santos

Extraordinário: filme estreia em dezembro em todo o Brasil  

Anime Summer Geek Fest acontece no próximo fim de semana, no Mendes