Beach Class Magazine


Fernando Torquatto, o homem por trás das lentes e dos pincéis

Voltar Por David Marcelino

Quando o assunto é maquiagem, no Brasil, o santista Fernando Torquatto, aos 45 anos, está, há muito tempo, figurando o topo da lista dos mais requisitados. Mas saiba que este foi apenas um dos caminhos que ele resolveu trilhar entre todos aqueles que se apresentaram. Com uma carreira mais que consolidada, Torquatto vem ganhando mais espaço na tevê e, há algum tempo, é responsável pelo look dos artistas em algumas novelas da maior emissora do país.

 


Fernando Torquatto é santista, tem 45 anos, é maquiador e fotógrafo (Foto: Divulgação)

 

Conhecido pelo trabalho como maquiador, Fernando também é fotógrafo e formado em teatro pelo Tablado, do Rio de Janeiro. Conta que, na realidade, sempre se sentiu muito livre para gostar das coisas, para interferir em tudo que tivesse a ver com arte. Diz que a vida é que foi o levando. As primeiras paixões foram o teatro e o canto, chegou até a ter banda.

Por não saber o que fazer e pensando em comunicação, que sempre gostou muito, Torquatto estudou programação visual. Pensou em artes plásticas, mas considerou muito solto, buscava algo mais objetivo. Durante o curso, tinha aula de fotografia e foi amor à primeira vista. Ao mesmo tempo, para fotografar ele precisava maquiar as colegas de turma, porque gostava de fotografar pessoas. Pegava as maquiagens de sua mãe, dava uma olhada em algumas revistas e depois fazia reproduzia nas meninas. Após um tempo o consideraram o maquiador e então começou a investir nisso.


Torquatto é um dos maquiadores mais conhecidos do país (Foto: Divulgação)

Fernando Torquatto considera que a experiência com o lhe deu uma ideia para entender como as pessoas funcionam. Maquiador deve que ter uma sensibilidade silenciada, é muita troca de energia. Lembra que algumas atrizes têm resistências quanto algo relacionado ao seu trabalho, mas, com inteligência e concentração, consegue modificar aquilo sem atrito. “Em 1994, trabalhei com uma modelo que era muito chata, mas, na frente dela, mantive a calma. Depois aprendi e não permito que ninguém me aborreça nesse nível”, lembrou ele.

Cada dia uma nova blogueira e maquiadora aparece com um vídeo que viraliza e move uma milhões de seguidores interessados no assunto. Ainda que divida opiniões, fazer maquiagens nas redes sociais acabou virando um trabalho sério para muitas pessoas e Torquatto acho o saldo positivo, mas frisa que é importante separar o joio do trigo, pois têm coisas que, na realidade, não são tão boas.


Sua seleta lista inclui famosas como Sophie Charlotte, Isabelle Drummond e Camila Pitanga (Foto: Divulgação)

Falando de suas inspirações, Fernando Torquatto cita o também maquiador Duda Molinos. “Duda é de uma geração antes da minha, então via muito o que ele fazia, acho incrível, maravilhoso. Mauro Freire maquiava também, mas era mais dramático, para a passarela. Gostava muito de François Nars e Kevyn Aucoin também”, finaliza.

Gostou? Veja o que separamos para você:

As vantagens e as desvantagens de se exercitar pela manha

Cristais são tendência na busca de bem estar e energias renovadas

Técnica de relaxamento leva gatos para as aulas de yoga