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Comunicação e liderança juntas no sucesso de sua empresa

Voltar Por David Marcelino

Um líder que entende bem as suas funções faz uso da comunicação a seu favor. Mas qual a melhor forma de aplicar essa habilidade na prática do trabalho diário? Comunicar é partilhar, dividir, tornar comum. Logo, fica claro que é necessário que haja a interação e, principalmente, o ouvir com atenção. A liderança é o instrumento básico capaz de promover e difundir mudanças positivas, além de ser imprescindível para estreitar laços de confiança com equipe, pares, gestores e  também com clientes.

 


Liderar é mais do que apenas mandar, fique atento (Foto: Divulgação)

 

Como líder, informar aos subordinados “o que fazer” e “como fazer” são os principais quesitos a serem trabalhados. É primordial também deixar claro o “porquê fazer”, isto é, o motivo das coisas serem feitas daquela forma e naquele momento. Isso,em contrapartida, vai gerar atitude, motivação e engajamento, o que pode resultar em metas  transformadoras e vantagens competitivas.

 

As empresas devem enxergar a comunicação como algo que pode e deve ser desenvolvido. No entanto, inúmeras vezes é considerada como a grande dificuldade das companhias para chegarem aos seus objetivos. Pois, infelizmente, a maioria dos gestores não compreendem a necessidade de elevar essa habilidade. Como mudar esse cenário?


Não basta dizer onde ir, tem que ir junto (Foto: Divulgação)

O primeiro passo é parar de enxergar esse processo como uma grande oportunidade. Os que lideram precisam fazer esse trabalho com consciência, com o objetivo de reverter o paradigma “problema de comunicação” em “oportunidade pela excelência da comunicação”. Afinal de contas, comunicar bem é importante para que o gestor possa contribuir com o desenvolvimento do negócio, uma vez que a comunicação está em, praticamente, todos os processos de uma gestão.

Por exemplo, quando um novo colaborador é contratado, por exemplo, somente se houver uma comunicação bem estruturada é possível inseri-lo de verdade em sua nova equipe, promover a integração, apresentar os valores e objetivos da companhia e a importância do trabalho dele para o alcance das metas.


É obrigação do líder pensar junto com a equipe (Foto: Divulgação)

Mas o que é preciso fazer para melhorar esse processo e usá-lo a nosso favor? Praticar muito. Se conscientizar dos nossos padrões de comunicação, dos sinais e reações dos liderados, pedindo sempre um retorno deles. O foco não pode e nem deve ser pessoal, mas sim na forma de se relacionar com o outro. Acredite, muitas vezes achamos que nos comunicamos bem, mas, com mais frequência do que imaginamos, as pessoas são influenciadas pela maneira como se sentem em relação a si e não pelo que falam.

Investir na melhoria do processo de comunicação é investir em relacionamento, engajamento e assertividade das ações de liderança.

 

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