Beach Class Magazine


Orquestra Sinfônica de Heliópolis faz concerto aberto e gratuito em Santos

Voltar Por David Marcelino

Dezembro é aquele mês que mal começa e nós já estamos imaginando como ele terminará, repleto de emoções. E este já começa bem emocionante: hoje, domingo, dia 3 de dezembro, às 20 horas, a Orquestra Sinfônica Heliópolis faz uma apresentação aberta e gratuita em Santos.

 


Orquestra Sinfônica de Heliópolis (Foto: Divulgação)

 

O famoso grupo instrumental do Instituto Baccarelli faz sua apresentação na Paróquia Imaculado Coração de Maria inaugurando um novo projeto que celebra, com uma série de dois concertos, o aniversário de 20 anos da instituição.

 

Com certeza você já deve ter ouvido falar, o Instituto Baccarelli é uma organização que se dedica à transformação social por meio da educação musical em Heliópolis, uma comunidade da Grande São Paulo.


A Orquestra Sinfônica de Heliópolis já se apresentou no Rock in Rio, com o cantor Mike Patton
(Foto: Alexandre Durão)

A orquestra é regida pelo maestro Edilson Ventureli no repertório que traz obras de Heitor Villa-Lobos, Maurice Ravel, Johann Sebastian Bach, Piotr I. Tchaikovsky e Franz von Suppé, além de canções natalinas tão propícias para essa época do ano.

O trabalho feito pelo Instituto Baccarelli vai muito além da profissionalização musicalmais de 1000 crianças e jovens passam todos os anos por lá, aprendendo mais sobre autodisciplina, respeito, criatividade, convivência e senso colaborativo em grupo, qualidades essenciais à formação e ao desenvolvimento de qualquer cidadão em sociedade.


A Paróquia Imaculado Coração de Maria fica na Avenida Ana Costa, em Santos (Foto: Divulgação)

Atualmente, o Instituto Baccarelli conta com cinco orquestras, 14 corais, 20 grupos de musicalização infantil, 52 classes coletivas de instrumentos, 20 grupos de câmara, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 78 profissionais de música.

A direção artística é do maestro Isaac Karabtchevsky e com o patronato do regente indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música como ferramenta de transformação social.

A Paróquia Imaculado Coração de Maria fica na Avenida Ana Costa, 74, na Vila Mathias, em Santos.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Extraordinário: filme estreia em dezembro em todo o Brasil  

Anime Summer Geek Fest acontece no próximo fim de semana, no Mendes

15º Curta Santos começa na próxima sexta, 17 de novembro