Beach Class Magazine


Praia do Tombo conquista a certificação Bandeira Azul pela 8ª vez consecutiva

Voltar Por David Marcelino

Pela 8ª vez seguida, a Praia do Tombo, em Guarujá, foi reconhecida com o selo Bandeira Azul, do Instituto Ambientes em Rede. Para ter direito ao título a praia teve que estar dentro de 33 critérios ambientais que estão divididos em educação e informação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e segurança; além de serviços.

 


A Praia do Tombo conquistou a Bandeira Azul pela oitava vez seguida (Foto: Divulgação/ Prefeitura do Guarujá)

 

A conquista da Bandeira Azul se deu no dia 28 de setembro, em uma reunião que aconteceu em Copenhaguen, na Dinamarca, mas o seu hasteamento  foi realizado no último dia 21 de novembro, ao lado do Núcleo de Informações e Educação Ambiental. Essa certificação é válida para a temporada 2017/2018.

Na cerimônia estava presente a coordenadora nacional do programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, e foram homenageadas pessoas que buscam, diariamente, a manutenção dessa certificação deixando a praia sempre conservada.


A Praia do Tombo é considerada uma das mais sustentáveis (Foto: Pedro Rezende/ Prefeitura do Guarujá)

A Praia do Tombo tem este nome por causa de sua formação geológica, com ondulações fortes e vários buracos que provocam “tombos” aos mais desatentos. Além disso, é conhecida por seu mar agitado, o qual diz uma lenda, se revoltou por causa dos escravos que eram aprisionados em grutas nas encostas do morro para depois serem “tombados” ao mar.

Na área central da praia fica localizado um Núcleo de Informação e Educação Ambiental, que é responsável por toda a parte de informação e educação ambiental, e também pela conservação e fiscalização dos critérios a serem cumpridos para a manutenção da Bandeira Azul.


A Praia do Tombo é uma das praias mais bonitas do litoral paulista (Foto: Divulgação)

O programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede. O Programa tem como objetivo a conscientização dos cidadãos e dos seus governantes para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Museu do Café realiza exposição sobre as formas de preparar a bebida

Cancelamento, atraso, extravio: o que fazer em caso de problemas em seu voo

Museu de pesca, a opção santista para os amantes do mundo marinho