Beach Class Magazine


Museu do Café realiza exposição sobre as formas de preparar a bebida

Voltar Por David Marcelino

Que tal um cafézinho? ‘Cafeteiras e Modos de Preparo’ é o nome da  exposição que vai acontecer no Museu do Café, em Santos, a partir do próximo dia 30 de novembro.  A bebida mais popular do país pode ser preparada de várias maneiras diferentes: ebulição e decantação, filtragem ou percolação, prensagem, vácuo e pressão.

 


Os diferentes modos de preparo do café são as estrelas da exposição (Foto: Divulgação)

 

Cafeteiras e Modos de Preparo’ dá destaque aos 17 modos de produzir a bebida, a partir do método árabe/turco, predominante nos primeiros séculos, desde a descoberta dos grãos, até as modernas cafeteiras da atualidade.

 

Em meio a tantos métodos de preparo que ainda hoje permanecem sendo utilizados, incluindo modelos artesanais e mecânicos, estão a Prensa Francesa, Soft Brew, Hario V60, Moka e Sifão. A curadoria da exposição separou os objetos de acordo com os seus sistemas de funcionamento.

 


O café expresso é o segunda na preferência do brasileiro (Foto: Divulgação)

 

A exposição, que fica no museu até junho do ano que vem e retrata a paixão do nosso povo pela bebida. Os brasileiros têm uma preferência histórica pelo café coado, seguido pelo expresso e, por fim, o solúvel. Já a forma árabe foi adotada e adaptada pelos europeus, enquanto, em meados do século 19, novas cafeteiras surgiram para simplificar, otimizar o tempo de extração ou valorizar ainda mais o aroma e o sabor.

 

O museu funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h e 17h. Os ingressos custam R$ 10,00, mas estudantes e maiores de 60 anos pagam meia. Aos sábados, a visitação é gratuita. A Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

 


Bolsa do Café comemora, em 2017, 95 anos de sua inauguração (Victor Hugo Mori/ Museu do Café/ Divulgação)

 

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.Para outras informações acesse o site www.museudocafe.org.br



 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Cancelamento, atraso, extravio: o que fazer em caso de problemas em seu voo

Museu de pesca, a opção santista para os amantes do mundo marinho

Costa anuncia programação de cruzeiros temáticos e saídas premium