Beach Class Magazine


Madê Cozinha Autoral, o restaurante do masterchef Dario Costa

Voltar Por David Marcelino

Ele tem uma trajetória não muito convencional dentro da gastronomia, mas, em contrapartida, tem ideais bastante clássicos. Dario Costa chegou ao mundo da gastronomia por um caminho um tanto diferente, optou por uma culinária que não é muito vista por aí, mas mantém a sua crença em uma cozinha autoral baseada em ingredientes frescos, feitos à mão e, acima de tudo, valoriza o lugar onde a comida é preparada, atribuindo ao ‘backstage’ do restaurante importância igual à que dão ao salão, onde os clientes se alimentam.

 

Darioemacao.jpg
Dário Costa é o nome por trás do Madê Cozinha Autoral (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

Na famosa rua Minas Gerais, abriu as portas ao grande público, no final do mês de outubro, o Madê Cozinha Autoral. E o artista que assina as criações da casa é um antigo conhecido dos santistas: Dario Costa, o terceiro colocado na primeira edição do MasterChef Profissionais, o reality show culinário transmitido pela Band. Realizando o seu grande sonho de ter seu próprio restaurante, o chef participou de cada um dos detalhes da casa ao lado de seu sócio, Alexandre Wolthers, que divide também outra paixão com Dario, o surfe.

 

O menu, obviamente, é a prioridade. Para a execução com maestria, Dario planejou e montou duas cozinhas, uma de pré-preparo e outra de finalização, que fica totalmente exposta para o salão e acaba criando também como uma atração para os clientes da casa. No local é possível notar equipamentos de primeiro mundo, como os termocirculadores e ainda uma churrasqueira fechada, vinda da Espanha e que usa 10 vezes menos carvão que a versão convencional, mas imprime aquele sabor incrível e esperado de churrasco.

 

salada.jpg
Salada com atum selado e cream cheese feito aqui no Madê (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

Outro detalhe que não passou despercebido foram as louças. Grande parte delas foi feita pela ceramista Bárbara Anderaos, especialmente para o Madê. De todos, dois receberam adição de areia das praias de Santos e de Guarujá em sua matéria-prima. Inspirado em troncos queimados, o artesão guarujaense Rodrigo Matsuda foi chamado e esculpiu em madeira a base onde é servido o churrasco de frutos do mar.

 

Uma das grandes apostas do cardápio é o Sanduba de Camarões. O pão que é feito na casa tem cará na massa e um ar um tanto rústico. No recheio vão camarões enormes, geleia de pimenta, alho-poró e cream cheese que também é um dos preparos do Madê.  A inspiração vem do sanduíche de lagosta e é um dos prediletos do chef no cardápio.

 

camarão2.jpg
O cardápio do Madê Cozinha Autoral traz pratos assinados pelo chef Dario Costa (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

As incríveis ostras com vinagrete de manga, que ganharam fama nacional no Masterchef, são servidas apenas nos fins de semana, porque vêm de um pequeno produtor de Bertioga. Homenageando a cidade de Santos, Dario incluiu no menu um filé de peixe com molho de camarão, mas que não é tão simples quanto o seu nome dá a entender. O peixe será sempre de uma espécie diferente, conforme a sazonalidade permitir. Ele é servido empanado em farinha panko, bem crocante, e o molho de camarão é feito com tomates assados, pesto, pão e caldo de camarão. Acompanham chips de batata doce, pupunha assado e arroz de coco.

 

Dario Costa começou sua carreira lavando louça em um restaurante de cozinha ocidental na Nova Zelândia, para onde foi em 2008 para aprender a falar inglês e surfar. Lá se tornou cozinheiro e, a partir daí, encontrou uma profissão que lhe permitiria viajar para trabalhar e ‘pegar onda’. Atuou em cozinhas na Itália e em cruzeiros na Indonésia e então voltou para Santos, formou-se em gastronomia na Unimonte e ganhou destaque à frente do inovador Santa Planta, até ser selecionado para o programa Masterchef Profissionais no ano passado.

 

f_366608.jpg
Dario Costa ficou nacionalmente conhecido por participar do Masterchef Profissionais (Foto: Divulgação)

 

O Madê Cozinha Autoral fica na Rua Minas Gerais, 93, no Boqueirão, em Santos. Funciona de terça à domingo, para o almoço das 11h30 às 16h e, para o jantar, a partir das 19h. Para mais informações, acesse a página do restaurante no Facebook.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Tahiti Restaurante, em Guarujá promove Festival de Ostras

Quiosque Burgman, sua cervejaria artesanal da praia de Santos  

VII Feijoada da Gota acontece no próximo sábado em Santos