Beach Class Magazine


A suavidade da argila branca na Argiloterapia

Voltar Por David Marcelino

A argila branca, também conhecida como caulim, é composta por um maior percentual de alumina, caulinita, sílica e tem um pH muito semelhante ao da pele. Por isso, é a argila mais suave de todas.

 

argila-branca-em-po-600x402.jpg
A argila branca é a mais suave de todas as argilas (Foto: Divulgação)

 

A argila é um produto natural, composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de vários minerais - os oligoelementos. As várias constituições minerais das argilas não modificam suas principais ações na pele: todas as argilas são, cada uma em um grau diferente, absorventes, cicatrizantes e antissépticas.

 

Na pele, auxilia na absorção da oleosidade sem causar desidratação. Suaviza, cicatriza e catalisa reações metabólicas do organismo. É indicada no tratamento de manchas, pois possui efeito clareador. Ajuda a revitalizar a pele devido a sua grande quantidade de minerais. Ela tem o seu uso sugerido para peles sensíveis, delicadas, desidratadas, envelhecidas ou acneicas.

 

Argila-branca-efeitos-e-benefícios-01.jpg
A argila branca pode ser usada em todos os tipos de pele (Foto: Divulgação)

 

Para aplicá-la na pele, utilize um recipiente não-metálico. Misture argila e um pouco de água até que se forme uma pasta bem cremosa. Se for de seu gosto e sua pele não for oleosa, adicione duas gotas de óleo essencial de gerânio ou lavanda. Aplique no rosto limpo, com o auxílio de um pincel, em movimentos de baixo para cima e deixe agir por 20 minutos. Retire o produto do rosto com água morna ou fria. Não precisa usar sabonete.

 

nos cabelos argila branca age melhorando o estado dos fios fragilizados, especialmente por uso de produtos químicos. Também ajuda a diminuir o volume e a perda de água, deixando-o menos poroso. Pelo fato de ser mais suave, pode ser usada em cabelos normais ou danificados. Ela estimula a oxigenação do bulbo capilar e regula a produção sebácea.Pode, inclusive, ajudar no crescimento das madeixas de uma forma saudável, pois ao desobstruir os poros do bulbo capilar, fortalece os fios novos, repondo as proteínas necessárias e selando os cabelos.

 

argila-branca-cabelo.jpg
Nos cabelos é indicada uma aplicação há cada 15 dias (Foto: Divulgação)

 

O fato das argilas serem consideradas antirresíduos, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. Para cabelos que passaram por químicas, como as dos processos de relaxamento e alisamento, a aplicação da argila só pode ser feita um mês após o procedimento químico. Assim, ela poderá remover certas substâncias próprias desses processos.

 

Ela pode também ser utilizada como “pré-xampu” para aliviar a coceira do couro cabeludo. Apenas note que o tratamento com argila nos cabelos pode ressecar os fios quando feito em excesso: uma aplicação por vez a cada 15 dias já é o suficiente para nutrir os cabelos.

 

 

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Os caminhos para manter uma alimentação saudável comendo fora de casa

Cuide de seus cabelos e assuma os seus cachos

Os procedimentos estéticos que você precisa conhecer antes do verão