Beach Class Magazine


Tahiti Restaurante, em Guarujá, promove Festival de Ostras

Voltar Por David Marcelino

Uma iguaria marinha de sabor refinado que reúne qualificativos únicos é um molusco que é chamado pelo nome de ostra. Apesar de todos os seus apreciadores, ela nunca foi devidamente valorizada no cardápio do brasileiro. Mas no Tahiti Restaurante, nas Pitangueiras, em Guarujá, ela é a estrela de um festival.

 

Ostras - Foto1.jpg
São cinco diferentes preparos de ostra disponíveis no festival (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

Olhada com certa desconfiança por conta sua aparência nua e gelatinosa, a ostra já  padeceu com os mais inóspitos preconceitos que, com o passar do tempo, vêm se desfazendo. Falando em seus aspectos nutritivos, poucos alimentos se comparam à ela. Riquíssima em proteínas, vitaminas e minerais, possui doses notáveis de zinco, ferro, magnésio, cálcio e muita vitamina A, entre outras.

 

No festival do Tahiti Restaurante as ostras são servidas em cinco versões assinadas pelo chef Carlos Barreto. Cada uma delas pode ser harmonizada com drinques e vinhos especialmente destacados no cardápio.

 

22539951_774714416049849_3744409721588556417_n.jpg
A Ostra Fire é servida fresca, com queijo gruyere e geleia de pimenta (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

A Ostra Siciliana vem fresca com vinagrete de limão siciliano e pode ser harmonizada com o clássico bloody mary - um coquetel feito com vodca, suco de tomate, suco de limão, sal, molho inglês, tabasco e pimenta. Já a Ostra Mar Vermelho ganha cor e sabor com um vinagrete de frutas vermelhas e a sugestão é harmonizá-la com o espumante Veuve Du Vernay Ice Rose.

 

A Ostra Fire vem fresca, com os toques levemente salgados do queijo gruyere e picante da geleia de pimenta. E a Orange é gratinada com raspas de laranja e sálvia e pode ser combinada com o drinque aperol spritz. A Moquecostra, traz o molusco empanado em farinha panko com molho de pimentões e azeite de coentro inspirado nas moquecas brasileiras.

 

ostratahiti4.jpg
O Tahiti Restaurante fica na Praia das Pitangueiras, em Guarujá (Foto: Divulgação)

 

As ostras e harmonizações são comercializadas separadamente. Claro que ostra clássica, com sal e limão e a gratinada continuam sendo ótimas pedidas.

 

O Tahiti Restaurante fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 327, na Praia das Pitangueiras, em Guarujá. O festival é servido de sexta a domingo e, diariamente, a casa abre para o almoço e o jantar.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Quiosque Burgman, sua cervejaria artesanal da praia de Santos  

VII Feijoada da Gota acontece no próximo sábado em Santos

Tiki Bar tem cardápio especial para o seu pet