Beach Class Magazine


Salão do Automóvel de Tóquio mostra que o futuro já chegou

Voltar Por David Marcelino

Tecnologia é palavra-chave para japoneses que, sem dúvida alguma, estão anos luz adiantados em relação aos novos conceitos e tendências da indústria automobilística mundial. O Salão do Automóvel de Tóquio deixa isso bem claro apresentando carros híbridos, elétricos e até movidos a hidrogênio. O que é futuro em muitas partes do globo terrestre, no Japão já é presente.

 

T-Brand Toyota.jpg
O Toyota T-Brain é a cara futurista do Salão do Automóvel de Tóquio (Foto: Divulgação)

 

Quem acompanha o mercado automotivo percebe que,dessa vez, o Brasil se distancia, mais do que nunca, se comparado ao que desenvolve o mundo das fontes alternativas que, mais cedo ou mais tarde, levarão à substituição dos motores a combustão. Parâmetros que pretendem, até os anos de 2030 a 2040, revelar os chamados carros limpos.

 

O Salão do Automóvel do Japão nos traz conceitos que, de cara, impressionam pela criatividade. São carros cada vez mais conectados e com o objetivo de proteger o homem. Automóveis com o poder de detectar as expressões que está atrás do volante, o humor, a voz do condutor. O veículo que tem até personalidade e conversa com quem está a bordo. Isso tudo sem mencionar que a proposta visual continua sendo a mais exótica. Essa é a cara dos carros japoneses que pretendem desbravar o mundo.

 

20171025_112515.jpg
Flesby II e seus airbags externos no Salão do Automóvel de Tóquio (Foto: Divulgação)

 

O Flesby II foi uma das maiores atrações apresentadas no evento. O carro-conceito é equipado com airbags externos que protegem contra colisões menores e possui a lataria coberta por uma borracha macia de última geração que pode absorver o impacto. A empresa informou que, inclusive, a borracha é capaz de se mover com energia elétrica e mudar a forma do carro. E, como se não fosse o bastante, luzes LED projetadas na borracha permitem que o motorista se comunique com pedestres e outros veículos.

 

Já a Toyota divulgou seu novo ônibus-conceito movido a célula de combustível feito de hidrogênio. O Sora Fuel Cell Concept não emite nenhum tipo de gás poluente durante a sua operação, e sua célula de combustível é obtida por meio da eletrólise da água, processo que separa o hidrogênio do oxigênio. Sendo assim, as células de hidrogênio são armazenadas e convertidas em eletricidade, que move o ônibus.

 

sora-3-1024x751.jpg
Sora Fuel Cell Bus, mais um lançamento da Toyota (Foto: Divulgação)

 

E, para fechar, você já pensou em conversar com o seu carro? Acredite, isso está muito próximo de acontecer. A Toyota apresentou o Concept-i, que é capaz de aprender os gostos do motorista e sugerir conversas entre o condutor e o veículo. O carro também percebe se o motorista está cansado e, se for preciso, assumir a direção, que se transforma em autônoma. O veículo ainda não tem previsão de lançamento, mas alguns dos seus componentes devem ser aproveitados a partir de 2020.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Na pré-venda, Porsches 718 Cayman e Boxster GTS chegam ao Brasil

Em versão alongada, Audi A8 chega ao Brasil no ano que vem  

Aston Martin cria protótipo de submarino