Beach Class Magazine


Projeto “Muretas na Cidade” está de volta aos jardins da praia de Santos

Voltar Por David Marcelino

As belíssimas muretas customizadas  estão de volta aos jardins da orla da praia de Santos, garantindo mais uma bonita atração turística para a cidade. Esta é a segunda edição do projeto, que fez o maior sucesso em 2015, e foi inaugurada oficialmente na última quarta-feira, dia 18 de outubro.

SUSAN HORTAS_4597 - ERICO BONFIM.jpg
As novidades da segunda edição do Muretas na Cidade (Foto: Divulgação)

Dez artistas plásticos emprestaram um pouco de sua técnica e sensibilidade à customização dessas esculturas, que são a reprodução de um dos mais famosos símbolos da cidade de Santos. Assinando os variados trabalhos há uma mescla de artistas novos com outros com mais tempo de estrada.

As centenas de fotos postadas nas redes sociais, antes mesmo da inauguração, anteciparam o lançamento oficial comprovam o sucesso do projeto, em mais uma edição. E este ano trouxe uma  novidade: duas das dez esculturas, posicionadas nas praias do José Menino e da Aparecida, formam o nome da cidade, onde o formato das muretas substitui a letra O.

BrunoScarpa3.jpg
Mureta localizada na orla da praia de Santos (Foto: Bruno Scarpa)

Uma ideia do designer e coreógrafo Mauriomar Cid, juntamente com a Secretaria de Turismo de Santos, o Muretas na Cidade faz parte do Primavera Criativa - desde 2015, Santos é a única cidade brasileira, com exceção das capitais, a ter o título Cidade Criativa, atribuído pela Unesco apenas para Salvador, Curitiba, Belém e Florianópolis.

Cid lembra o apoio recebido da Setur e de vários parceiros, que viabilizaram a concretização da iniciativa. A ideia surgiu de um anel que possui, reproduzindo as muretas, e do projeto Cow Parade, responsável pelas esculturas de vacas decoradas espalhadas em várias cidades do mundo, inclusive na capital paulista.

muretas-de-santos-exposicao-cred-rodrigo-montaldi-dl-6jpg.JPG
As muretas são customizadas por artistas plásticos da região (Foto: Rodrigo Montaldi)

As esculturas que trazendo o nome da cidade de Santos, são feitas de fibra de vidro, com 2m30 de altura por 2m15 de largura, localizadas junto ao Parque Roberto Mário Santini e no jardim em frente à Avenida Bartolomeu de Gusmão, 127. Foram, respectivamente, customizadas por Leandro Shesko e Érico Bomfim.

Já as que reproduzem as mureta - com 1m60 de altura e de largura, e 0,35m de profundidade - estarão posicionadas nos jardins da Avenida Presidente Wilson, nos números 132 (artista plástica Andressa Sirius), 84 (Alexandre Pedroso) e 34 (Márcia Okida). Em frente à Rua Jorge Tibiriçá, fica a obra de Érica Gropp Colen, enquanto os jardins da Avenida Bartolomeu de Gusmão recebem a arte de Chico Mel (em frente ao nº 19), José Elffer (nº 41), Andréa Araújo (nº 70) e do grupo Tumobgrafia (nº 93).

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Bike Santos, entenda como funciona e saia pedalando por aí

Aproveite as festas de fim de ano e faça um cruzeiro

Expo Uai, a maior feira mineira do país chega à Santos