Beach Class Magazine


Lagom, o estilo de vida sueco que promete uma vida equilibrada e feliz

Voltar Por David Marcelino

Nem muito, nem pouco. Os suecos são pessoas que saem mais cedo dos empregos, têm um sistema de saúde invejado em todo o mundo, móveis com design ultramoderno, baixíssimos níveis de corrupção e um jeito de viver que recebe elogios, principalmente, pelo equilíbrio. Por esse motivo, não importa de onde você seja, todos querem o que eles têm e, recentemente, surgiu um novo meio para se chegar lá.

 

lagom.jpg
Equilíbrio é o eixo central do estilo de vida Lagom (Foto: Divulgação)

 

É praticamente impossível acessar o feed do Instagram e não encontrar algo referente ao estilo dinamarquês Hygge. Uma tendência entre quem está ligado à tudo que é novo, a busca por imagens que representem esse estilo de vida cresceu 175% no Pinterest nos últimos noventa dias, de acordo com dados fornecidos pela própria rede social.

 

Entretanto, para a surpresa de muitos, uma novidade tem roubado a cena: o Lagom. A palavra que tem origem sueca e significa "equilíbrio" representa um lifestyle embasado na busca pela "quantidade certa". É uma reflexão sobre o que é realmente necessário para a nossa qualidade de vida.

 

c300a706b7f1d7a54e2d108289f50cf3-754x394.jpg
Imagem ilustrativa do livro de Linnea Dunne sobre os principais benefícios do Lagom (Foto: Divulgação)

 

Ambos os estilos têm suas origens bem próxima, para começar, os dois são nórdicos. Uma característica que os aproxima e até confunde em um primeiro contato, mas, na verdade, é o grande diferencial entre eles está na unidade tempo. O Hygge propõe um momento de extremo conforto e aconchego. Enquanto o Lagom é uma maneira de viver diariamente.

 

Lagom é dizer sim a um convite para passar uns dias na casa de um amigo, mas levar consigo os seus próprios lençóis, porque é justo dividir a carga das roupas que precisarão ser lavadas. É pode optar por ficar em casa com um filho doente, sem qualquer desconto em seu pagamento integral, mas, mesmo assim, nunca abusar desse direito. É adquirir um carro prático, ainda que não seja o mais bonito. É passar um batom vermelho, mas deixar o resto da maquiagem harmonicamente mais discreta. É pedir um hambúrguer, mas abrir mão da batata-frita, porque a moderação é uma virtude.

 

naom_57be8b33a7a3a.jpg
Viver bem com o suficiente, sem excessos (Foto: Divulgação)

 

Este conceito de estilo de vida se estende desde o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, passa pela alimentação e a saúde e chega ao bem-estar, à vida social e ao cuidado com o planeta, procurando trazer felicidade, estabilidade e equilíbrio.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Slow Food, um estilo de vida saudável e sustentável  

Os 50 anos viraram os novos 30

Equilíbrio, agilidade e resistência: saiba mais sobre o Crossfit