Beach Class Magazine


Tarrafa Literária fará a edição mais brasileira de sua história

Voltar Por David Marcelino

Em tempos de crise não é fácil conseguir um resultado positivo em um evento. Mas, com um pouco de boa vontade, estudo, criatividade, olhar apurado  e muita atenção ao que acontece em volta, é possível captar o que há de relevante no cenário literário nacional e internacional atual.

 

111.jpg
A Tarrafa Literária chega à sua 9ª edição (Foto: Divulgação)

 

A nona edição da Tarrafa Literária  acontece entre os próximos dias 27 de setembro e 1º de outubro, no Sesc Santos e no Theatro Guarany. Entre os nomes já confirmados estão o português Rui Zink, Luiz Rufatto, Tati Bernardi, Jotabê Medeiros, Conceição Evaristo, Xico Sá, entre outros.

 

A abertura do evento será no Teatro do Sesc, no dia 27, às 19h. O painel Você é o que você lê terá a presença de Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá. O trio, junto ao público, protagonizará uma conversa descontraída sobre como tudo se transforma em literatura: das redes sociais, passando pelas correntes do Whatsapp, até os ganhadores do prêmio Nobel.

 

3379864.jpg
Maria Ribeiro é atriz, escritora e cineasta (Foto: Reprodução/ GNT)

 

Depois deste momento inaugural, rola a atividade Slam das Minas, no Auditório do Sesc, que mostra o olhar apurado da Tarrafa para novas formas de literatura. Se bem que não é algo tão novo assim. A batalha poética que passou a ter mais notoriedade por aqui nos últimos anos, já acontece nos Estados Unidos desde 1984.

 

A Tarrafa traz os temas mais diversos: o futebol como um traço de cultura, jornalismo, filosofia, história, biografia, gastronomia, literatura. É uma rede de vários assuntos, como uma livraria. Um dos tema de discussão nas últimas edições da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) -  a presença das mulheres - é algo que acontece naturalmente na programação daqui.

 

tarrafa.jpg
Theatro Guarany em uma das edições anteriores da Tarrafa Literária (Foto: Divulgação)

 

A escritora Conceição Evaristo, de Minas Gerais, que já teve várias de suas obras traduzidas em países mundo afora, também participará da Tarrafa. Além do Sarau das Pretas, que vem propor reflexões sobre o feminino, cultura e ancestralidade negra, no dia 1º de outubro, na Comedoria do Sesc.

 

Propositalmente essa edição tem uma presença maciça de autores brasileiros e portugueses. Segundo o idealizador do festival, José Luiz Lahan, isso se dá pela nossa fortíssima colônia portuguesa é, é claro, que também por uma questão logística.

 

xINFOCHPDPICT000059732433.jpg.pagespeed.ic.JxHDi64eJx.jpg
A escritora mineira Conceição Evaristo (Foto: Gustavo Miranda)

 

A programação completa está disponível no site www.tarrafaliteraria.com.br O endereço dos locais onde acontecerá o evento é: Sesc Santos - Avenida Conselheiro Ribas, 136, no bairro da Aparecida, em Santos - e o Theatro Guarany fica na Praça dos Andradas, 100, no Centro, em Santos.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Festival Geek beneficente rola no Sesc Santos em setembro  

Mostra Itinerante da 32ª Bienal de São Paulo está em Santos

Bolsa do café comemora 95 anos com programação artística