Beach Class Magazine


Os 50 anos viraram os novos 30

Voltar Por David Marcelino

Ter mais de 50 anos, hoje em dia, não é mais sinônimo de terceira idade. Muito pelo contrário, tem muita gente que está aproveitando essa fase para redescobrindo os prazeres da vida. Essa geração, que tem ficado conhecida como “gerontolescentes” – termo utilizado por, apesar da idade, apresentarem um espírito jovem, que lembra a adolescência –, está realizando vários de seus projetos engavetados há anos e descobrindo uma nova forma de viver a velhice.

 

237779062.jpg
As pessoas voltaram a fazer planos de futuro, mesmo depois dos 50 (Foto: Reprodução/ Pinterest)

 

O crescimento da população idosa no Brasil tem acontecido de forma gradativa. Atualmente são 24 milhões de pessoas com mais de 61 anos - o que corresponde a 17% da população -, e estima-se que em 2050 poderá bater os 66,5 milhões, representando quase 30% do total da população do país.

 

Ao longo do tempo esse conceito etário com base apenas na cronologia da idade está ficando ultrapassado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera idoso, nos países em desenvolvimento, quem tem mais de  60 anos. Já nos países desenvolvidos, a idade é de 65 anos. Entretanto, por conta da longevidade, o órgão já criou o termo “muito idoso” para nomear o grupo de indivíduo que chega aos 80 anos.

 

184b7cb84d7b456c96a0bdfbbeaa5f14_XL.jpg
O surfista Picuruta Salazar tem 56 anos (Foto: Divulgação)

 

Alexandre Salazar Junior, santista que ficou conhecido mundialmente como Picuruta, é tido como uma lenda viva do surfe brasileiro. O surfista de 56 anos, que começou no esporte ainda criança por influência dos irmãos mais velhos, é o recordista de títulos no país no estilo longboard. Ele foi nove vezes campeão, não compete mais em circuitos oficiais, mas mantém o estilo de vida que o mantém em forma até hoje.

 

Vera Minelli é mãe da famosa musa fitness Gabriela Pugliesi. Ela tem mais duas filhas: Ornela, que é médica, e Marcela, que tem despontado como digital influencer. Aos 53 anos, Vera esbanja boa forma e um ótimo humor. Está solteira, mas tranquila: não é baladeira e gosta de dormir cedo - até porque, acorda às seis da manhã, todos os dias, para treinar e o dia segue corrido.

 

14.jpg
A digital influencer Vera Minelli tem 53 anos (Foto: Divulgação)

 

Para os psicólogos já é esperado que os padrões de comportamento de cada idade se transformem com o passar dos anos. As pessoas que estavam na chamada 'meia idade' tinham aspecto de senhorzinhos, hoje, em sua grande maioria, mesmo não sendo tão jovens, não se sentem com sua idade cronológica. Têm acesso à tecnologia, à informação, estão antenadas no que acontece no mundo e estão buscando seu bem-estar.

 

As pessoas têm entendido que sempre é tempo de fazer planos para o futuro e muitas delas, nesta fase da vida, estão ainda mais ativas e cheias de energia do que há 20 anos.. E aproveitam essa animação para começar atividades que, por conta da correria do mundo, não tiveram tempo de fazer quando eram jovens.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Equilíbrio, agilidade e resistência: saiba mais sobre o Crossfit

Tai Chi Chuan, a prática milenar que une atividade física e meditação

Ele largou a estabilidade para viver de sua paixão: a fotografia