Beach Class Magazine


Hit gastronômico do último verão, poke vira sucesso em todo o país

Voltar Por David Marcelino

Sucesso gastronômico do último verão, o poke  é um prato composta por  peixe fresco cortado em cubos, marinado e servido na tigela com alguns acompanhamentos. Com certeza, vem dos Estados Unidos já que nasceu no Havaí. Mas não é mais uma tendência boba ou, simplesmente, saudável. Trata-se de uma comida acessível, simples e adaptável a todo e qualquer gosto, por não ter a obrigatoriedade de levar ingredientes desconhecidos na nossa cultura.

poke.jpg
Poke, o prato havaiano que conquistou o Brasil (Foto: Divulgação)

Parente” do ceviche - só que bem menos marinada - a receita ganhou fama nas praias da Califórnia por ser uma opção rápida e saborosa para matar a fome dos surfistas. O nome vem de um dialeto havaiano, onde "poke" significa cortar - e é tudo servido cortado para ser consumido sem dificuldade com hashis.

O poke não é uma receita concreta e definida, muito pelo contrário, é uma combinação de três elementos variáveis. Na base, arroz branco coberto por peixes crus ou não -  atum, o bonito ou salmão - marinados com temperos e molho de soja. E por cima de tudo isso, uma variedade de ingredientes: algas, abacate, pepino, ovas de peixe, gergelim, cebolinha, pimenta, legumes em conserva e tudo o mais que você possa imaginar, mas sempre fresco. É servido em uma tigela, e normalmente o consumidor escolhe os como montar o seu bowl a seu  gosto.

As primeiras menções ao poke que se tem notícia, foram em livros de cozinha em meados dos anos 70, quando o prato se espalhou por terras havaianas. E quatro décadas mais tarde, quando o consumo de peixe cru passou a ser algo corriqueiro no lado ocidental do mundo, os restaurantes que o servem começaram a se alastrar como rastro de pólvora por todo os Estados Unidos.

Em São Paulo, os restaurantes que servem esse prato se multiplicaram rapidamente desde o último verão e eles não demoraram muito para chegar à Santos – quem quiser conhecer o sabor dessa iguaria consegue encontrá-la, por exemplo, no Okumura Temakeria & Fresh Fish e no Vida Boa Poke.

Okumura Temakeria & Fresh Fish

O Okumura Temakeria & Fresh Fish tem em seu menu, desde o ano passado, esta novidade traz consigo os sabores do Havaí: o PokeBowl-Hawaiian Food, tem sete opções diferentes de combinação.

LAHAINA1poke-610x300.jpg
Poke Lahaina - salmão, mix de folhas, tomate cereja, nuts e casquinha crocante (Foto: Divulgação)

Amante declarado do surf e de esportes radicais, o chef Márcio Okumura esteve no Havaí pela primeira vez ainda nos anos 80, para disputar uma das etapas do circuito mundial de surf. Naquele tempo já trabalhava com seu pai nos barcos de pesca e já dava os primeiros passos em sua bem sucedida carreira sushiman.

Entre os sabores disponíveis está o Lahaina - atum ou salmão com mix de folhas, tomate-cereja, mix de nuts e casquinha crocante - e o Mahalo - atum ou salmão, ovas de massago, maionese spicy e casquinha. Para os celíacos ou low carb, basta solicitar  a opção sem arroz.

O Okumura Temakeria & Fresh Fish possui duas unidades. Uma delas fica na Rua Rei Alberto I, 167, Ponta da Praia, na Ponta da Praia. E a outra, na Rua da Paz, 17, no Gonzaga. Ambas em Santos.

Vida Boa Poke & Cia

O Vida Boa Poke & Cia chegou à Santos no ano passado e já é um tremendo sucesso. Tem o seu cardápio, inteiramente, dedicado à culinária da ilha havaiana com receitas cheias de peixes frescos, moluscos e frutas tropicais.

1482349897585add4920d6f_1482349897_3x2_md.jpg
O Vida Boa Poke & Cia possui oito opções diferentes combinações (Foto: Divulgação)

No cardápio, oito opções de diversos de sabores. O Tradicional traz nori, gergelim e massa de rolinho primavera; o Tropical vem com manga, cenoura e castanha, o Spicy com cebolinha, nori, gergelim, castanha e blend de sriracha e o Philadelphia é composto por cream cheese ou maionese (você escolhe), nori, gergelim e massa crispy.

O Vida Boa Poke & Cia fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 137, na Ponta da Praia, em Santos. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 22 h e, aos domingos, das 16h às 22 h.

Gostou? Veja o que separamos para você:

Santista é campeão em concurso de hambúrguer no Mais Você

Seguindo a tendência fitness, conheça a Integralmente Saudável  

Jefferson Taboada é Santos no BBQ Brasil - Churrasco na Brasa