Beach Class Magazine


Aquários unem diversão e educação ambiental no litoral paulista

Voltar Por David Marcelino

As férias de inverno já acabaram e a de verão ainda demora um pouquinho para chegar, mas quando se trata das crianças, é sempre tempo de exercitar a criatividade e encontrar programas bacanas para fazer nos finais de semana. Nesse caso, o litoral é sempre uma ótima pedida e há, pelo menos, três opções que valem a pena visitar: os aquários.

santos-aquario-municipal-site-prefeitura.jpg
O aquário de Santos entrou para o Guinness Book como o mais antigo do mundo (Foto: Divulgação)

Por exemplo, no Projeto Tamar, a criançada  pode ajudar na hora da alimentação das tartarugas. No Aquário Municipal de Santos, há sempre novos habitantes para o público conhecer e o tanque no qual os visitantes tocam espécies vivas, como ouriços, costuma ser uma atração de muito sucesso no Acqua Mundo.

Aquário Municipal de Santos

Há mais de 70 anos o Aquário Municipal de Santos vem encantando, de geração a geração. Os seus 3 100 m² são a moradia a uma longa seleção de animais capazes de encher os olhos de crianças e adultos. Abriga, aproximadamente, 1 000 bichos distribuídos entre mamíferos marinhos, répteis e peixes de água doce e salgada. Em torno de 120 espécies diferentes moram no Aquário.

Desde sempre, o Aquário tem entre suas prioridades colar cartazes propagando a educação ambiental, com temas que vão desde a reciclagem do lixo ao respeito que se deve ter nas prais e no mar. Entre os animais nativos, muitos chamam a atenção: desde o peixe pacu até os mais exóticos, como o tubarão-bambu, originário da Indonésia. Mas as grandes atrações ainda são  são vinte pinguins, as tartarugas marinhas, os cavalos-marinhos e o leão marinho.

ANDERSON-BIANCHI_8639.jpg
Abaré-Inti, o leão marinho, é a principal atração do Aquário Municipal de Santos (Foto: Anderson Bianchi)

Abaré-Inti (Abaré significa “amigo do homem” e Inti, “o deus-sol” dos incas), o leão-marinho que nasceu em 2001 no Zoológico de São Paulo, vive no maior ambiente do Aquário santista, com 80m². São 450 mil litros de água salgada e um deck com 4m² no tanque envidraçado de 5 m. de altura, que permite acompanhar as evoluções do mamífero também dentro d’água.

O Aquário Municipal de Santos fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n°, na Ponta da Praia, em Santos.Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados; das 9h às 19h45. Crianças até 12 anos e pessoas com mais de 60 anos não pagam. Para mais informações, entre em contato pelo telefone  (13) 3278-7830.

Acqua Mundo

O aquário, localizado em Guarujá (SP), conta com 7 775 m². de área e um total de 49 recintos de animais, que fazem dele o maior da América do Sul. O acervo do local é constituído de 180 espécies e mais de 3 000 bichos divididos entre invertebrados, mamíferos e aves.

Acqua-mundo-no-Guarujá.jpg
Os pinguins são um show à parte no Acqua Mundo, no Guarujá (Foto: Divulgação)

Dentre os  diferenciais estão as atrações de entretenimento para visitantes de todas as idade. Em uma delas, o tanque de contato, é possível tocar ouriços, raias e estrelas-do-mar. Para os mais radicais, há a possibilidade de ficar cara a cara com tubarões adultos em um mergulho que dura trinta minutos. Para esta atração é necessário agendamento prévio com, pelo menos, uma semana de antecedência e é obrigatório participar dos trinta minutos de aula teórica sobre a atividade.

O Acqua Mundo fica na Avenida Miguel Estéfano, 2001, na Enseada, no Guarujá. Funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h. Para mais informações acesse: http://www.acquamundo.com.br

Projeto Tamar

No litoral norte de São Paulo, mais especificamente em Ubatuba, fica uma base do Projeto Tamar. As visitas são sempre monitoradas por estudantes de biologia, gestão ambiental, veterinária e oceanografia. No local ficam 10 tanques, sendo metade composta por tartarugas marinhas e a outra por tartarugas terrestres e de água doce. Quando está aberto à visitação, às 13h, é possível observar os tratadores oferecendo picolé de peixe aos animais. E às 17h, é a vez das crianças se divertirem: a garotada pode alimentar os bichinhos com comidas próprias para as espécies.

tamarubatuba18.jpg
No Projeto Tamar, em Ubatuba (SP), têm 10 tanques de tartarugas para observação e contato
(Foto: Divulgação)

O Projeto Tamar fica na Rua Antônio Athanasio da Silva, 273, no bairro Itaguá, em Ubatuba. Funciona de domingo à quinta-feira, das 10h às 18h. Às sextas, sábados e feriados, das 10h às 20h. Crianças com até 1,20m de altura e pessoas com mais de 60 anos não pagam entrada. Mais informações pelo telefone (12) 3832 6202, no ramal 7014, ou acesse: http://www.projetotamar.org.br

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Turismo sustentável: diversão sem destruição do meio ambiente

Pinacoteca Benedicto Calixto: arte e entretenimento no litoral

5 Lugares para viajar e aproveitar o feriado de 7 de setembro