Beach Class Magazine


Equilíbrio, agilidade e resistência: saiba mais sobre o CrossFit

Voltar Por David Marcelino

Não é de hoje que temos notado um aumento nos adeptos do estilo de vida saudável, do culto ao corpo e das atividades físicas. Mas, nos últimos anos, um programa de treinamento de força tem conquistado muita gente aqui no Brasil.

 

class4.jpg
A modalidade criada em 1995 já está espalhada pelo mundo (Foto: Divulgação)

 

O CrossFit é, um treinamento com exercícios funcionais de alta intensidade, com potencial para melhorar o condicionamento físico geral de seu praticante. Foi criado em 1995 pelo ex-atleta e treinador da polícia americana, Greg Glassman.  A marca só foi registrada no 2000 e, hoje, já são mais 10 mil boxes espalhados pelo mundo.

 

Através da prática o atleta consegue aumentar sua resistência muscular, respiratória e cardiovascular, ganha flexibilidade, força e velocidade. Os resultados são obtidos, pois, você é levado a adaptar-se de forma constante em diversos cenário que exigem uma ampla gama de movimentos. Segundo os seus praticamente mais antigos, o CrossFit ajuda a manter a motivação uma vez que sempre propõe novos desafios e apresenta exigências renovadas.

 

class2.jpg
A modalidade pode ser praticada por homens e mulheres (Foto Divulgação)

 

Fora da caixa, dentro do box

 

Cada sessão, conhecida como WOD (pela expressão inglesa Work of the Day: “Trabalho do Dia”)  dura, em média, 60 minutos. Cada WOD inclui o aquecimento, uma primeira parte onde se realiza uma certa técnica, uma segunda parte de maior intensidade e os alongamentos. O WOD muda a cada dia de prática.

 

Existe um mito de que o CrossFit é uma atividade que causa lesões por ser de alta intensidade, mas os treinadores explicam que como qualquer outro treinamento, o CrossFit é progressivo, tanto em movimentos quanto em cargas. Por exemplo, nas turmas iniciantes, os movimentos são simples e o risco de lesão só existe quando o aluno tem um treinador despreparado.

 

372e0c97f40b768e54326c7d1c153e27.JPG
CrossFit Santista, o box pioneiro da região (Foto: Divulgação)

 

 

Os melhores boxes de Santos e região

 

CrossFit Santista: Foi o primeiro box da modalidade a chegar à Baixada Santista, em 2013. Fica situado na Rua Doutor Carvalho de Mendonça, 182, em Santos.

 

CrossFit Boqueirão: Nasceu em 2015 com a missão de ser referência no ensino da modalidade da Baixada Santista. Está localizada na Rua Paraguaçu, 29, no Boqueirão, em Santos.

 

CrossFit Fishbone: Também um boxe tradicional na cidade. Fica na Avenida Afonso Pena, 698, no bairro da Aparecida, em Santos.

 

CrossFit São Vicente: Um dos mais novos boxes da região. Localizado na Rua Jacob Emmerich, 808, no Centro de São Vicente.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

 

Tai Chi Chuan, a prática milenar que une atividade física e meditação

Ele largou a estabilidade para viver de sua paixão: a fotografia

Youtubers, a geração que vem influenciando o mundo