Beach Class Magazine


O estilo e a funcionalidade dos apartamentos pequenos

Voltar Por David Marcelino

Morar em apartamentos pequenos tem lá as suas vantagens: aluguéis mais em conta, facilidade para mobiliar sem gastar rios de dinheiro, praticidade para manter a organização e a rápida limpeza. O lado negativo é a falta  de espaço e ideias de como encaixar toda sua vida e todo o conceito de um lar em um pequeno número de metros quadrados.

decoracao-apartamento-pequeno-14.jpg
Beleza e funcionalidade podem andar juntos em espaços reduzidos (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Um do grandes equívocos é a ideia de que, para serem funcionais, os apartamentos pequenos não podem ter um estilo próprio. Esse é um  dos maiores mitos de quem decora um apê de pouca metragem. Funcionalidade e beleza podem sim caminhar juntas nesse contexto.

Para te ajudar nesse quesito, a Beach Class Digital trouxe dicas de como ter uma casa completa dentro de um espaço bem reduzido:

Defina prioridades

O primeiro passo é decidir quais são as suas prioridades na rotina de sua casa. Receber amigos? Ter uma sala de televisão confortável? Um bom lugar para cozinhar? Ter um espaço de trabalho? A ideia aqui é sacrificar um espaço pouco útil para priorizar outro. Por exemplo, se você ama cozinhar e promover jantares, pode diminuir o espaço de  estar para que caiba na sala uma mesa de jantar de quatro lugares. Para aqueles que nunca cozinham pode usar uma bancada pequena para as refeições e ampliar a área de estar com sofá, poltronas e pufes. Um projeto deve sempre começar pelas suas necessidades.

visita-052.jpg
Equipada com um sofá no lugar das cadeiras, a sala de jantar - integrada à varanda - torna-se no lugar ideal para receber (Foto: Spaço Interior/Divulgação)

Menos paredes, mais conforto

Se você vai reformar um espaço pequeno, é importante estudar com antecedência as possibilidades de diminuir o máximo possível o número de paredes internas. Preservando, é claro, as do banheiro e, se for da sua vontade, as do dormitório. Nas demais, integrar salas e cozinhas é uma forma certeira de ampliar a casa e aumentar e dar mais luminosidade ao ambiente.

63257cc05511a5c0add7cce94d58110a.jpg
A sala integrada à cozinha: espaço e funcionalidade (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Paletas claras

Não estamos aqui ditando regras que restringem cores fortes, contrastes. Mas se estamos falando de espaços pequenos, as paletas claras são as melhores opções de ampliação dos ambientes. Elas permitem que a luz tenha maior reflexão e criam a ilusão ótica de amplitude e bem-estar. Lugares pequenos com cores fortes não são proibidos, longe disso, mas inevitavelmente criará uma sensação menos agradável e confortável. Itens importantes para a concepção de um lar.

decoracao-de-apartamentos-pequenos-14.jpg
Cores claras dão profundidade e luminosidade ao ambiente (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Verde que te quero verde

O truque aqui é bem simples: se você levar plantas para o interior da casa, levará um pouco do mundo exterior para o seu lar. Desde o clima de natureza até os espaços abertos. Acredite, a sensação de aconchego e bem-estar são automáticas.

0129b67e8b4faffb290b5259d2ecc005.jpg
O verde dá mais vida ao ambiente (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Com contados 10m², São Paulo terá o menor apartamento da América Latina

A capital paulista receberá o mais compacto apartamento da América Latina, de acordo com anúncio feito pela construtora Vitacon. A menor planta do condomínio Palmeiras-Nova Higienópolis conta com espaço total de apenas 10 m². O espaço planejado comporta sofá-cama, televisão, guarda-roupa, banheiro, pequena bancada para cooktop, pia e mesa embutida.

apartamento-de-10-metros-quadrados-da-vitacon-1502894095822_615x470.jpg
O menor apartamento da América Latina fica em Higienópolis, na capital paulista (Foto: Divulgação/ Vitacon)

O empreendimento terá um total de 111 unidades, sendo 72 com 10 m², 14 com 15 m², duas com 19 m², 22 com 33 m² e uma com 77 m². Os preços variam, mas partem de R$ 99 mil, o que equivale a quase R$ 10 mil por metro quadrado.

Nas áreas comuns, o prédio contará com unidade para visitas, cinebar, horta, guarda-entregas, bikes para alugar, lavanderia, espaço para coworking, ferramentas e academia. No piso térreo, terá lojas e espaço aberto à população.

Gostou? Veja o que separamos para você:

Cinco dicas para organizar e decorar o seu banheiro

Toda a versatilidade das cortinas e persianas na decoração  

Junto com o inverno, o tricô invade a decoração