Beach Class Magazine


Tai Chi Chuan, a prática milenar que une atividade física e meditação

Voltar Por David Marcelino

O Tai Chi Chuan - Taijiquan, em chinês - é uma arte marcial chinesa baseada, em partes, no bagua, categoria que recebe o nome de neijia. Essa prática surgiu na China no século XVII, como uma luta, mas, nos dias atuais é bem mais que isso. Tornou-se uma atividade física e mental, que trouxe de herança milênios de cultura e pesquisa sobre movimentos corporais, saúde, energia e meditação.

 

tai-chi-chuan-benefícios.jpg
Tai Chi Chuan, a arte milenar que une atividade física e meditação (Foto: Divulgação)

 

Filosoficamente, o Taiji Quan remetem ao taoísmo e à alquimia chinesa. A relação de equilíbrio entre yin e yang, os cinco elementos da natureza, o ba gua, o Livro das Mutações e o Dao De Jing, de Lao Zi são algumas das mais conhecidas referências para a compreendê-lo. Todas as informações, escritas pelos mestres desta arte, orientam a: vencer o movimento através da quietude, vencer a dureza através da suavidade e vencer o rápido através do lento.

 

20150154cbe87da3519.jpg
Originalmente o Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa (Foto: Divulgação)

 

A origem

O Tai Chi Chuan, apesar das raízes chinesas, é, atualmente, praticado em todo o mundo. Criado pelo General Chen Wangting, oficial da Dinastia Ming, em 1644, o Tai Chi Chuan era uma técnica de defesa pessoal. Quando a dinastia caiu, Chen voltou ao seu à sua terra natal. Fora do militarismo, teve contato com práticas taoístas de meditação e circulação de energia. Juntando seus conhecimentos marciais à essas práticas, criou um sistema de treinamento que ensinou somente à sua família, que, desde então, preservam esses ensinamentos. Até hoje, séculos depois, Chenjiagou, seu vilarejo natal, é o destino certo para quem deseja aprender mais sobre a arte na China.

 

593ed556f8044127df685ac3a6db1b42.png
Hoje é uma atividade física praticada, quase sempre, ao ar livre (Foto: Divulgação)

 

Em Santos

Há muitos anos, a Prefeitura Municipal de Santos promove ensinamentos do Tai Chi Chuan de forma gratuita. As aulas ocorrem às segundas-feiras, das 7h às 8h, na Concha Acústica, e às sextas, das 8h às 9h, no Orquidário. O aluno só pode praticar em um dos locais. As vagas limitadas e para mais informações, ligue: 3026-5707. Atendimento das 15h às 19h.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Ele largou a estabilidade para viver de sua paixão: a fotografia

Youtubers, a geração que vem influenciando o mundo

O universo Geek invadiu a baixada santista