Beach Class Magazine


Pinacoteca Benedicto Calixto: arte e entretenimento no litoral

Voltar Por David Marcelino

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto comemora, este ano, seus  30 anos de existência. Instalada em um lindo e centenário casarão de estilo neoclássico do início do século XX, há muito tempo é importante espaço cultural da cidade de Santos. Dentre as diversas atividades oferecidas à moradores e turistas, destacamos: happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, principalmente, aos fins de semana.

 

santos-pinacoteca-benedicto-calixto-3364-f1.jpg

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto comemora seu 30º aniversário esse ano (Foto: Divulgação)

 

A última casa da orla santista que mantém as característica dos tempos dos barões do café já serviu de residência familiar, asilo de idosos, pensionato de moças e até cortiço, antes de, no final dos anos 70, ser declarada de utilidade pública e ter início a sua restauração, sete anos mais tarde.

 

No andar térreo fica a biblioteca de livros de arte e a exposição permanente de obras de Benedicto Calixto, considerado um dos maiores pintores brasileiros do início do século passado. No andar superior funciona como uma galeria de mostras temporárias.

 

Pina.jpg
Jardim situado nos fundos do casarão da Pinacoteca (Foto: Divulgação)

 

Nos jardins da casa o público encontra belas esculturas, entre elas a peça doada pela artista plástica catarinense Bia Dória. Representante da arte contemporânea sustentável, as obras de Bia são feitas a partir de resíduos de floresta de manejo e árvores nativas resgatadas em queimadas, desmatamentos, fundo de rios e barragens.

 

Do lado de dentro os espaços têm decoração em estilo art nouveaux. No andar inferior há sala de visitas, salão nobre, sala de jantar, escritório, biblioteca e jardim de inverno. Já os quartos ficam no andar superior.

 

Pinacoteca

 

A pinacoteca é composta por  65 obras de Benedicto Calixto, que é tido como um dos quatro gigantes das artes plásticas paulista do século XX. Do acervo, que fica permanentemente em exposição, constam 15 estudos de anatomia, 14 marinhas, 12 históricas, 11 retratos, 10 obras sacras e um nu, assim como pincéis, caixa de tintas e algumas fotografias de Calixto.

 

Nilo Piccoli Pinacoteca  1-2.jpg

Entardecer na Pinacoteca Benedicto Calixto (Foto: Nilo Piccoli)

 

Para quem quiser conhecer mais, a Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão, em Santos. Funciona de terça-feira à domingo, das 9h às 18h. Para mais informações, ligue para (13) 3288-2260


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

5 Lugares para viajar e aproveitar o feriado de 7 de setembro

Hostel: turismo, conforto e bom preço juntos

Cruzeiro volta ao mundo: conheça e programe-se