Beach Class Magazine


Ele largou a estabilidade para viver de sua paixão: a fotografia

Voltar Por David Marcelino

A situação econômica e o gigantesco número de desempregados no país tem levado muitos brasileiros a procurarem formas alternativas de renda. Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em relação ao segundo semestre de 2017, a melhora no mercado de trabalho em relação ao primeiro semestre,  foi causada, principalmente pelo aumento do empreendedorismo.

 

WhatsApp Image 2017-08-28 at 20.00.42 (1).jpeg
Glauber Torquato é fotógrafo profissional há dois anos (Foto: Glauber Torquato)

 

Todos os dias nos deparamos com histórias de profissionais que, desempregados, encontraram no empreendedorismo uma forma de sobreviver ou aumentar a renda. Mas não é uma dessas histórias que vou contar agora.

 

Há dois anos, um pouco antes da piora dessa crise que se abate sobre nós, Glauber Torquato era promotor de merchandising de uma empresa alimentícia. Cansado de apenas sonhar em mudar de vida, resolveu tomar uma atitude: deixou para trás quatro anos de registro em carteira e foi trabalhar, profissionalmente, como fotógrafo.

 

WhatsApp Image 2017-08-28 at 19.59.43.jpeg
Foto de pré wedding, um dos trabalhos mais procurados pelos clientes (Foto: Glauber Torquato)

 

O trabalho de promotor já não fazia mais sentido para ele. Trabalhar convencionalmente também não. Quando perguntei o que o levou a tomar essa decisão, ele explicou. “Acho que foi o fato de trabalhar para os outros, trabalhar só para pagar contas. Não tinha mais prazer em trabalhar e comecei a avaliar o que seria prazeroso na minha vida”. O que, baseando-se na famosa frase sobre fazer o que se ama, do filósofo chinês Confúcio, fez muito sentido.

 

WhatsApp Image 2017-08-28 at 19.59.43 (2).jpeg

Registro de um smash de cake (Foto: Glauber Torquato)

 

Imagina-se que quem toma uma decisão como essa tenha medo do fracasso, mas Glauber se apoia em algo que não deixa margem para dúvida e é enfático ao falar disso: “Sou cristão e eu sempre falava com Deus antes de tomar qualquer decisão. E quando eu deixo Ele decidir por mim, eu não tenho medo de fracassar”.


 

Registro de um ensaio gestante (Foto: Glauber Torquato)

 

Hoje, fotógrafo, é procurado para registrar momentos especiais na vida das pessoas: pré-wedding (ensaio fotográfico antes do casamento), smash the cake (fotos infantis das crianças e um bolo de aniversário), ensaios externos e casamentos. Esse último, um dos  trabalhos preferido dele. “Gosto de captar aqueles momentos únicos”.

 

WhatsApp Image 2017-08-28 at 20.00.42.jpeg

Glauber Torquato, mora em Praia Grande, e é fotógrafo (Foto: Glauber Torquato)

 

Em seu segundo ano na profissão, Glauber Torquato já projeta planos para o futuro: “Meu sonho é abrir um estúdio de fotografia e montar uma equipe de fotógrafos. Criar cursos de fotografia para poder gerar novos profissionais na área, sempre passando adiante o conhecimento que adquiri”.



 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Youtubers, a geração que vem influenciando o mundo

O universo Geek invadiu a baixada santista

Delicado e expressivo: há 500 anos o ballet encanta a dança