Beach Class Magazine


O FIM DO CRACHÁ: EMPRESA AMERICANA IMPLANTARÁ CHIP EM SEUS FUNCIONÁRIOS

Voltar Por David Marcelino

Quem nunca esqueceu o crachá em casa levanta a mão! Pois uma empresa estadunidense, a Three Square Market, quer acabar com esse problema entre seus colaboradores. A resolução seria oferecer aos funcionários a possibilidade de implantar chips que liberariam o acesso a portões e catracas, o login em dispositivos como computadores, impressoras e até a compra snacks. De acordo com informações do site "Verge", 50 empregados já se ofereceram como voluntários para participar da iniciativa.

 

funcionário.jpg
Chip implantado em funcionários de empresa dos EUA é menor que um grão de arroz
(Foto: Divulgação/Three Square Market)

 

Com sede no estado de Wisconsin, a empresa utilizará nos chips a tecnologia de comunicação sem fio e de curto alcance NFC. Com previsão para começar ainda em agosto, a iniciativa consistirá em implantar componentes tão pequenos quanto um grão de arroz entre o polegar e o dedo indicador da pessoa. Os microprocessadores custam em torno de US$ 300.

 

Na prática, os chips funcionarão igual aos que ficam em animais ou cartões inteligentes. A diferença é que, neste caso, chega ao fim o esquecimento. Uma das principais preocupações entre os funcionários é que eles sejam rastreados após o horário de trabalho, mas, Todd Westby, CEO da Three Square Market, promete que isso não acontecerá,. Segundo ele, o pequeno equipamento se compara a um crachá - e não a um GPS.

 

Epicenter-divulgação.jpg

A iniciativa já é utilizada na empresa sueca “Epicenter” (Foto: Divulgação)

 

Todd, em entrevista ao canal CNBC, declarou que a implantação do dispositivo é indolor e que seu uso é completamente legal, já que foi aprovado, em 2004, pela agência federal de Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA, na sigla em inglês).

 

"Acreditamos que é uma boa forma de avançar na inovação da empresa. Os chips não emitem nenhum sinal sozinhos, precisam ser lidos com qualquer objeto que tenha um leitor de proximidade", explicou o CEO.

 

reprodução.jpg

O microchip é implantado entre o dedo polegar e o indicador (Foto: Reprodução/ YouTube)

 

O uso de implantes de chips parece uma novidade, mas não é. Vale lembrar que uma empresa sueca, a Epicenter, iniciou um programa parecido com os seus colaboradores no último mês de abril.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Roteador portátil garante privacidade e proteção contra hackers  

Samsung está pronta para modernizar as telas do cinema em resolução 4k

Super Centro Boqueirão: O centro comercial mais querido de Santos