Beach Class Magazine


Toda a versatilidade das cortinas e persianas na decoração

Voltar Por David Marcelino

Elas entram nos projetos imobiliários com o objetivo de proporcionar estilo, praticidade e muita funcionalidade. Entretanto escolher o modelo certo de cortina ou persiana é indispensável para dar o seu toque especial ao ambiente, além, é claro, de  garantir privacidade e conforto aos moradores.

 

imagem-298.jpg

Cortina para sala de tecido bege com acabamento em pregas (Foto: Reprodução/ Pinterest)

 

Não é novidade para ninguém que elas são imprescindíveis  para quase todos os cômodos da casa, mas, o que talvez não conheçamos seja o poder de repaginar que elas têm. Porém, é importante respeitar a particularidade de cada ambiente na hora de escolher os seus modelos. Por exemplo, enquanto as do tipo blackout é item de primeira necessidade no quarto, já a sala, por se tratar de um local de recepção, pede um ar mais leve e suave.

 

Designers de interiores orientam que cortinas longas são ideais para ambientes mais formais como espaços de eventos, recepções e confraternizações. É importante que a transparência na medida certa ofereça alguma claridade. E, para garantir total privacidade, deve vir com a opção de  módulos que possam ser fechados. Assim é possível controlar a entrada de luz, bem como a visibilidade para o exterior da casa. Já as cortinas curtas são mais indicadas para os cômodos informais: cozinha, lavabo, banheiro.

 

diversos-inspiratearquiteturaeinteri-133900-proportional-height_cover_medium.jpg

Cortina, estilo blackout, ideal para o quarto (Foto: Reprodução/ Pinterest)

 

No quesito persianas, elas são mais indicadas para ambientes corporativos ou pequenos espaços, especialmente se tem algum móvel próximo à janela. Além de luminosidade, elas garantem um pouco de leveza na decoração.

 

É importante lembrar que além da barreira visual que separa o que está dentro do que está fora, as cortinas e persianas também têm como função a proteção térmica e acústica do ambiente.

 

decoracao-escritorio-com-persiana-e-cortina-branca-benderarquitetura-83163-proportional-height_cover_medium.jpg

Persiana, uma ótima ideia para ambientes corporativos (Foto: Reprodução/ Pinterest)


 

Se o tom delas conversar com os móveis e demais acessórios que compõem o cômodo, melhor. As cores neutras e claras são consideradas coringas, já que são mais fáceis de combinar e dão um ar mais clean e elegante. Para usar cores mais fortes é  recomendável  pintar as paredes com um tom mais suave.

 

Ambas as opções, sejam as cortinas ou as persianas, têm suas vantagens e desvantagens. Antes de mais nada,  é preciso entender qual é a necessidade do seu projeto e só depois escolher a que melhor atende às suas necessidades.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Junto com o inverno, o tricô invade a decoração

As garrafas de bebidas em destaque na decoração da casa

A fase de morar sozinho: a experiência de viver em uma república