Beach Class Magazine


AQUARISMO: UMA ARTE MILENAR COMPLETAMENTE SUBMERSA

Voltar Por Camila Cesar

O aquarismo é uma prática reconhecida em todo o mundo, e traz cada vez mais adeptos para essa atividade. A criação de peixes ornamentais é um hobby fascinante, e assim como o paisagismo, o aquarismo também necessita de conhecimentos técnicos diversificados como: biologia básica, química básica, entre outros. E a combinação com o senso estético.

 

Foto: Google Imagens

 

Essa prática já é bastante antiga, alguns historiadores apontam povos egípcios e romanos como pioneiros, e entre os anos 970 e 1270 japoneses e chineses aperfeiçoaram a atividade. No Animal Planet, um canal de tv por assinatura, o programa “Com Água até o Pescoço” mostra o funcionamento da loja líder mundial em fabricação de aquários.

Localizada em Las Vegas, a Acrylic Tank Manufacturing existe desde 1997 e é responsável pela idealização, criação, fabricação e instalação de inúmeros projetos de aquários pelo mundo. No reality, os cunhados Brett Raymer e Wayde King trabalham com aquários para hotéis, cassinos, museus, zoológicos e muitos famosos. A cada episódio é uma arte diferente, e o mais interessante da ATM, é que cada aquário é único e desenvolvido exclusivamente para um cliente.

 

Aquário da loja ATM - Foto: Google Images

 

Ter um aquário desse porte pode parecer fácil, mas requer bastante trabalho e cuidado antes mesmo de ter um. Pra começar, é preciso decidir entre água doce e água salgada, procurar saber mais sobre as espécies que deseja criar. Lembre-se que apesar de ser um hobby, é necessário uma dedicação com o aquarismo. Infelizmente, muitos desistem da atividade e acabam descartando os peixes ornamentais em rios ou lagos, e esse simples ato pode originar problemas no ecossistema do local.

Se interessou no hobby? Separamos algumas dicas e informações para aquaristas iniciantes.

  • Substrato

O substrato determina qual ecossistema deverá ser utilizado no aquário. Existem várias opções como ciclídeos africanos, igarapé amazônico, recife de coral, aquário plantado e entre outros. Além dos cascalhos, todos os outros elementos decorativos, materiais filtrantes também fazem parte do substrato.

 

  • Iluminação

Toda forma de vida precisa de luz para sobreviver, e com os peixes não é diferente. Assim como o substrato, a iluminação varia de acordo com o ecossistema do aquário. A iluminação do aquário também fornece energia para o ambiente.

 

  • Temperatura

A temperatura adequada para o aquário também varia com o ecossistema! É necessário um termostato para controlar a temperatura da água. Esse aparelho controla a água e só aquece ou resfria quando necessário.

 

  • Movimentação da Água

Para cada sistema aquático, a movimentação da água varia. Uma bomba de circulação ou um pequeno filtro são suficientes para a reprodução do ecossistema escolhido em seu aquário.

 

  • Filtragem

Existem vários tipos de filtragem para aquários, mas o essencial é a filtragem biológica, responsável por manter o sistema em equilíbrio.

 

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

 

O nascimento de um novo ritmo no século XX

Golfista mundialmente conhecidos fazem história na Costa da Flórida

O estilo de vida fitness