Beach Class Magazine


JAZZ: O nascimento de um novo ritmo no século XX

Voltar Por Camila Cesar

O Jazz é um ritmo exclusivo e muito diferenciado, refletindo diretamente em seus artistas e compositores. O estilo de vida da época na região sul dos EUA contribuiu inteiramente para o nascimento do gênero.

 

Durante o início do século XX, a cidade de Nova Orleans era uma mistura: diferentes religiões, culturas, povos e credos. A manifestação artística era diversa, e cada um praticava sua própria tradição musical. Foi nessa mistura toda e com uma enorme influência da cultura afro, que o Jazz nasceu nos EUA.

 

3be218295317788895a442cff53fad60.jpg

Foto: Google Images

 

A palavra jazz foi eleita a “palavra do século XX” pela Sociedade Americana do Dialeto. Historiadores relatam que a origem do termo veio da África Ocidental, outros que a expressão veio do óleo de jasmim que as mulheres usavam em Nova Orleans.  A primeira aparição da palavra JAZZ foi em 1912, em uma matéria de jornal, que descrevia a jogada idealizada pelo jogador de beisebol Ben Henderson, chamava-se bola de jazz por ser um arremesso que oscilava, difícil de rebater. Em 1915 em Chicago, o termo foi utilizado pela primeira vez no meio musical:Blues is Jazz and Jazz is Blue” (Blues é Jazz e Jazz é Blues) foi o título de uma coluna no jornal Chicago Tribune.  

 

O ritmo musical nasceu de uma mistura de origens, assim como seu nome. Os africanos escravizados na américa, continuavam com suas tradições de utilizar tambores para produzir sons, conforme alguns rituais religiosos. Foi a junção do ragtime, do blues e do spiritual que o Jazz surgiu em bordéis de Nova Orleans, antes da prostituição deixar de ser ilícita, no início do século XX. Os honky tonks, era como chamavam os ritmos que contribuíram para o nascimento do estilo.

 

160923071038-01-marshall-jazz-restricted-super-169.jpg

Miles Davis. Foto: Google Images


Um dos grandes motivos para a popularização do Jazz foi no momento em que americanos brancos passaram a se interessar pelos shows e pelo cinema. A partir dos anos 20, a indústria dos discos se desenvolveu e as orquestras passaram a fazer shows internacionais e hoje é um dos estilos mais consagrados da história.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Golfista mundialmente conhecidos fazem história na Costa da Flórida

O estilo de vida fitness

A arte de dar e receber amor em dobro