Beach Class Magazine


Impressora 3D: Faça você mesmo o seu instrumento musical

Voltar Por Grazielle Torquato

Para quem curte música boa, vem aí a 6º edição do Santos Jazz Festival que acontece entre os dias 27 e 30 de julho e neste ano homenageia as mulheres desse estilo musical e a diversidade de gêneros.

 

O ano de 2017, marca o centenário das primeiras gravações de jazz. Será uma celebração cultural na cidade de Santos (SP) e o melhor, o evento é gratuito.

A programação inicia com um tributo a  Ella Fitzgerald, conhecida como a primeira-dama do jazz. A banda As Divazz e muitos outros nomes marcarão presença nos palcos do festival.  

 

Além das atrações musicais, o evento conta com espaço gastronômico, espaço kids, bazar criativo e espaço maker, da empresa Crie Aqui, onde você mesmo pode criar o seu instrumento usando a tecnologia de uma impressora 3D.

Cesar de Moraes Branco é um dos responsáveis pela empresa que atua há 3 anos e é o primeiro espaço maker da baixada santista.

 

“Para esse festival estamos usando os dois principais equipamentos que temos aqui, a cortadora a laser e a impressora 3d.  A cortadora a laser é uma máquina como a impressora 3d, ou seja, funciona controlada eletronicamente e usa um facho de laser de alta potência concentrado para cortar ou gravar o material a ser usado. Nesse caso o instrumento é feito de várias peças que são cortadas de uma chapa de mdf e depois montadas com cola e parafuso. ” Afirma.

 

Impressora 3D

Foto: Divulgação/Crie Aqui

 

Cesar explica que como a impressão demora um pouco mais, eles optaram por fazer as peças maiores e mais complicadas na cortadora. “Eu montei um violão em mdf, estou terminando um violino e ainda quero fazer mais um instrumento. ”

A ideia é oferecer esses instrumentos em forma de kit, para que assim, quem adquiri-los possa montá-los sozinho.

No festival eles terão um espaço com as bancadas de trabalho para que as pessoas interessadas possam montar os instrumentos lá mesmo.

 

Violão em mdf

Foto: Divulgação/Crie Aqui

 

A Crie Aqui é um espaço maker que tem ferramentas e equipamentos disponíveis a quem tem interesse em usar. É como um laboratório compartilhado.

“A intenção é ajudar as pessoas no aprendizado e no desenvolvimento de seus próprios projetos de maneira acessível rápida e divertida. Para isso nós temos equipamentos disponíveis e treinamentos em diversas tecnologias entre elas: impressão 3d, programação em arduino, corte a laser, etc. ” Destaca Cesar.

 

Foto: Divulgação/Crie Aqui

 

O espaço está aberto a novos membros que sejam inventores caseiros, criativos, artistas, ou qualquer pessoa que tenha vontade e interesse em desenvolver projetos de uma maneira diferente.

A Crie Aqui fica na Rua Coripheu de Azevedo Marques, 49, São Vicente (SP). (http://crieaqui.com)

E para quem quiser ver o trabalho deles de perto, não perca a oportunidade, eles estarão em todos os dias do festival.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

 

Embratec: Conheça a construtora referência em alto padrão no sul do país

Nova função do whatsapp permite apagar mensagens enviadas

Airbnb poderá contar com mansões exclusivas em próxima atualizações