Beach Class Magazine


Santos Jazz Festival convoca vozes femininas

Voltar Por Isabela dos Santos

A programação da 6° edição do Santos Jazz Festival que acontecerá do dia 27 à 30 deste mês está imperdível mesclando vozes do jazz e gêneros relacionados a temas de cunho social relevante: a homenagem às mulheres e respeito a diversidade.

Marcado pelo centenário em memória a cantora Ella Fitzgerald, a homenagem as mulheres acontecerá através das apresentações . Uma delas será a da santista que desde o início de sua carreira é influenciada por vozes femininas: Carla Mariani.

Foto: Isabela dos Santos
“O meu cd autoral é todo inspirado em vozes femininas, então elas são meio que tudo pra mim. Elas têm total influência na minha carreira musical autoral.”

 

Carla que nos concedeu essa entrevista, começou a cantar há 10 anos e explicou a transição entre só tocar rock por outros estilos também “Foram oito anos só cantando rock, né. Então comecei a pesquisar as origens, por exemplo: eu sempre gostei muito de Janis Joplin, mas porque a Janis Joplin é a Janis Joplin? Então fui procurar saber de quem ela gostava até chegar nesse fim que é o jazz e o blues que é o que fazemos.”

Mas essa mudança não é tão radical assim, Na verdade o jazz é a base do soul, do blues e da mpb, assim como o blues é a base do rock. Então o jazz é a base e os outros são estilos influenciados pelo jazz.” Comentou sobre a ligação dos estilos.

Sobre ser convidada para o festival a cantora mostra interesse em popularizar mais o estilo: “Desejo de propagar o estilo que é tão retraído, sabe? Não tem muita divulgação. Por isso acho legal quando tem esses festivais, o Santos Jazz Festival, o próprio Festival Santos Café quando chama pessoas desse estilo pra cantar. Eu acho interessante o pessoal conhecer essa cultura do jazz que não é tão difundida como os outros estilos que a gente conhece”

Foto: Reprodução Facebook  
Eu vi as outras edições do evento e pensei: cara, se um dia eu cantar nesse evento vai ser massa! E ai vai rolar agora. Eu espero que seja ‘daora’.”

 

A cantora fala sobre a apresentação que pretende atrair também um público mais jovem:O projeto é um passeio mesmo no jazz e no blues, então eu pego músicas dos anos 60 e eu toco músicas dessa década. Cantoras como Joss Stone, Norah Jones que a  galera conheça mais. E a gente deu uma outra roupagem também, não reproduzimos igual, trouxemos uma linguagem mais moderna.” Refere-se aos integrantes da banda que são: Anderson Botega na guitarra; Carol Meles na guitarra, piano e backing vocal; Zack no baixo e backing vocal e Jota Amaral na bateria.

Carla também dá aula de canto e está lançando seu EP intitulado Time com músicas em inglês. Suas músicas autorais e covers estão disponíveis em seu canal do youtube.  A apresentação no festival acontecerá no dia 29 às 17:00 horas no palco Arcos Do Valongo.

Foto: Divulgação/Santos Jazz Festival

 

O evento é gratuito e promete uma abordagem contemporânea, recheada de apresentações diferentes e ritmos mesclados compondo o novo jazz. “Há os que acreditem que jazz é um idioma universal, uma música sem preconceitos. Por isso, nesta sexta edição do Santos Jazz Festival, vamos explorar toda essa pluralidade de gênero.” Afirma o Site Oficial.


 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Legados deixados pelo Rock´n roll

Beach Colors: O Festival volta a Santos

A riqueza da literatura nacional