Beach Class Magazine


Legados deixados pelo Rock´n Roll

Voltar Por Isabela dos Santos

No dia 13 de julho é comemorado o dia do rock e tal gênero musical foi símbolo de uma efervescência de seguidores que atingiu o auge nas sucessivas décadas de 60 até os anos 90 e ganhou variáveis dentro do estilo perpetuando até hoje passando por transformações. Além de ter marcado a história da música, serviu também como forma de protesto e abertura para assuntos omitidos pela sociedade, muitas vezes levando as pessoas a se basearem no rock como estilo de vida.

 

A rebeldia associada ao estilo foi marca dos anos 60, que se opôs ao período das sucessivas guerras, principalmente a juventude americana que repudiou a guerra travada com o vietnã. O termo Sex, Drugs and Rock´n roll, famoso uso de drogas entre o movimento era fortemente presente nessa época. O cabelo longo nos homens e as vestimentas, a tradicional jaqueta de couro, constituíram a imagem dos admiradores.

 


A banda The Rolling Stones foi protagonista da época

Foto: Reprodução Google

 

O som mais pesado se desenvolve durante a década de 70: O heavy metal, com solos de guitarra, abordando o questionamento da religião como obrigação, isso não significa a oposição contra Deus, mas sim  a questão do livre arbítrio, sem a imposição da igreja,  transformando a música em crítica social e religiosa.

 


Deep Purple

Foto:Reprodução Google

 

As vertentes do estilo apareceram durante a década de 80 e foi acompanhada pelo caráter político que continham nas letras, a banda U2 honra o protesto com a música Sunday Bloody Sunday ( Domingo Sangrento).

 

U2 fazendo a performance de Sunday Bloody Sunday

Foto:Reprodução Google

 

Nirvana aparece nos anos 90 com letras direcionadas à depressão, ao tédio e a ironia relacionada a hipocrisia, em contraponto à agitação dos instrumentos, principalmente no refrão. Não só a juventude se identificava e enlouquecia como também os adultos.  As músicas consideradas atemporais fazem com que a nova geração ainda se encontrem no espírito grunge.

 


Nirvana

Foto:Reprodução/Google

 

Atualmente o Rock está em constante mutação, as bandas undergrounds dominam a cena brasileira. Ainda há preconceito e pessoas que caracterizam-o, mas o rock conseguiu atender aos anseios de gerações e entender suas emoções.  

 

A letra é parte fundamental na qual encontra-se sua existência, pois tem uma mensagem direta ou indireta sobre liberdade, que em sintonia aos instrumentos, fala sobre o que muitas vezes é censurado pela criação pessoal e pelos costumes sociais; por vezes aborda os sentimentos de angústia, tristeza e desesperança, como forma de retratar o que é sentido pelas pessoas, mas que não conseguem falar sobre, então buscam compreensão através da música.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

 

Beach Colors: O Festival volta a Santos

A riqueza da literatura nacional

O impacto da cultura Pop Sul Coreana