Beach Class Magazine


Alegre sua casa com flores!

Voltar Por Carolina Ramires

Decorar a casa com flores é sinônimo de beleza, harmonia e sensação de aconchego. Porém é importante saber onde colocá-las e quais tipos melhor se adequam ao seu espaço. A arquiteta Claudia Viana é responsável por dar vida a um belo projeto na Mostra D’Casa em Santos e dá dicas de como alegrar sua casa com uma decoração floral.

Para começar, é importante examinar a luz natural e ventilação. “As plantas devem ficar próximas às janelas ou vão, para melhor oxigenarem, no entanto, se for um vaso com arranjo de flores em água natural, evite o sol direto, deixando o espaço ventilado”, explica a arquiteta.

Leia mais:

Abuse das estampas!

O luxo do mármore translúcido na decoração

As cores tendências na decoração Primavera/Verão 2016

Em seguida, é necessário escolher as flores de sua preferência para harmonizá-las com as cores. “Observe elementos de destaque: as almofadas, ou tapetes, preferindo as cores das flores em degradê, como: rosas, lilás e roxos; pode também abusar dos contrastes em um ambiente azul, a exemplo do amarelo e o rosa sulferino das orquídeas. Contudo, caso não queira errar, use orquídeas brancas, pois elas sempre caem bem”, diz Claudia.

No ambiente Minha Varanda Gourmet (foto) a intenção da profissional era que esse espaço fosse chique e despojado, mas de muita identidade. “Para isso, busquei que ele fosse acolhedor possuindo a área de estar, refeições, além de uma bancada de fogão e pia. Para quebrar a forte intensidade da luz natural, escolhi o azul marinho revestindo todas as paredes para garantir a dimensão acolhedora em profundidade que vem do céu”, conta.

Dentro desse conceito, a arquiteta utilizou como suporte para mesa de refeições um tronco de árvore fundido com uma jabuticabeira. “A transparência do vidro da mesa ressaltou as delicadas louças azuis e vários arranjos de orquídeas rosa, ressaltando a natureza”, diz.

Na parede oposta em azul, há destaque para um jardim vertical, com cores alegres e plantas nos vãos de seus elementos vazados. As luminárias completam o cenário pontuando o ambiente, iluminando-o com requinte.

Contudo, qualquer espaço é adequado para receber uma decoração floral. “Trazer a natureza para um ambiente interno remete-nos a uma sensação de bem estar muito agradável e paz. O importante, é florir sua vida e sua casa”, finaliza Claudia.

Fotos: André Monteiro

Gostou? Veja o que separamos para você:

Banheiras coloridas inspiram decoração para a primavera

Dicas para montar ambientes luxuosos no verão

Cromoterapia em ambientes