Beach Class Magazine


Alta tecnologia a favor dos atletas

Voltar Por Luiz Charleaux

Controlar batimentos cardíacos, calcular distância e tempo de uma corrida é bastante importante para os praticantes de corrida e caminhada. Antigamente, tudo isso era feito de forma manual. Hoje, a tecnologia é utilizada em diversas situações para acompanhar o desempenho dos treinos.

 

 

Sendo utilizado por atletas profissionais, a Intel e a Oakley lança o óculo de sol inteligente Radar Pace. Considerado uma versão esportiva (e melhorada) do Google Glass, ele acompanha os batimentos cardíacos, distância percorrida, velocidade e outras informações. além de possuir conectividade com outros dispositivos, como celular.

 

Seu diferencial passa a ser um “treinador digital”, que pode ser ativado por comando de voz e responde as questões do usuário através do fone de ouvido dos óculos. Como um personal trainer, ele auxilia o atleta indicando quando aumentar, diminuir o ritmo ou encerrar o treino. Leve (56 gramas) e com bateria de até 6 horas, o Radar Pace chega às lojas americanas no dia 1º de outubro.

 

Para quem busca dispositivos mais simples e discretos, os smartbands ou pulseiras inteligentes, são uma excelente alternativa. Além de poder centralizar diversos  recursos em apenas um aparelho, por exemplo, é possível identificar o nível de intensidade da corrida matinal e comparar com os dias anteriores. E assim, seguir melhor uma rotina de treinos passada por um personal trainer.

 

 

Com conexão com fones bluetooth, uma solução contra os fios que atrapalhavam os atletas, ele passa ser importante para os executivos esportistas. Dessa maneira, nada impede de participar de uma reunião por telefone enquanto realiza uma caminhada em um parque.


Fotos: Oakley / Divulgação