Beach Class Magazine


O luxo do mármore translúcido na decoração

Voltar Por Carolina Ramires

O mármore é o mineral que traz uma beleza diferenciada. Isso porque cada pedra possui um desenho único, com recortes nunca semelhantes. Além disso, apresenta variações de tons, desenhos e pureza: quanto mais branca e sem veios, mais rara e com custo maior.

 

Existem muitos tipos de mármore no mercado, mas são os ônix que mais impressionam por serem raros e possuírem a capacidade de dar um efeito translúcido quando retroiluminado, proporcionando elegância e sofisticação ao ambiente.

 

 

O segredo está na maneira como o material é produzido: o mármore branco é refinado até ficar com cerca de meio centímetro de espessura. Dessa forma, ele ganha o efeito da transparência, possibilitando utilizar uma luz embutida. “A iluminação dá o efeito de um ambiente mais aconchegante, e, para fazer o contraponto do mármore translúcido com o opaco, usamos luz amarela, fica como se fosse um móvel-luminária”, explica a arquiteta e especialista em pedras ornamentais, Vivian Coser.

 

 

Apesar do efeito diferenciado, Vivian destaca que é importante não abusar dessa iluminação na decoração. “Fazemos pequenos detalhes para dar nobreza e não vulgarizar o material. Usamos, por exemplo, em aparadores, cubas, lavabos, até mesmo em um living e mesa-bar”, diz.

 

 

De origem brasileira, o mármore é procurado nos mais sofisticados projetos de decoração em países do mundo todo. Segundo a arquiteta, os ônix, por serem materiais mais exóticos e nobres, custam em média de dois a três mil reais o metro quadrado. “Esse tipo de pedra atrai um público mais exigente por ter um custo mais alto em relação às outras opções do mercado”, conclui a arquiteta.

 

Fotos: Carolina Ramires / Decor Salteado / Divulgação Casa Cor