Beach Class Magazine


Gelato ou Sorvete?

Voltar Por Ana Júlia Luz

Um florentino ilustre, conhecido como Buontalenti (1531-1608), que para a nossa sorte, em meados do Séc XVI decidiu inovar e servir algo especial no casamento de Maria de Médice. Misturou neve e gelo à frutas secas, dando origem à história do Gelato. Engana-se quem pensa que sorvete é puramente a tradução da palavra italiana “gelato”. As diferenças vão além da palavra: a cor, a textura e o sabor se diferem. Para saber um pouco mais sobre o assunto, a Beach Class esteve em uma Gelateria em Santos.

 

3.png

 

Inicio perguntando a Sra. Lúcia Helena Godoi Gomes, uma das sócias da Porto Gelato, quais as principais diferenças entre gelato e sorvete. Ela sorri e responde: “A parte artesanal. O sorvete é feito em grande quantidade, tem muita gordura hidrogenada, açúcar e ar injetado. Por isso é muito mais pesado. Não há corante ou adicionais de sabor no gelato. Algumas pessoas gostam do sabor de abacate, mas não tem todos os dias, porque se a fruta estiver verde ou muito madura não podemos usar”, explica. Nas sorveterias convencionais, independente da época, sempre terão todos os sabores. “Mas cheio de conservantes e adicionais”, completa.

 

5.png

 

O fato de usarem creme de leite fresco no lugar da gordura hidrogenada, garante outro diferencial: leveza e em média 35% menos de gordura que o sorvete industrializado. Lúcia ainda nos conta que um dos sabores mais apreciados é o de chocolate sem adição de açúcar.

 

Os apreciadores de gelato sabem que além do sabor da fruta fresca que perdura na boca, a cremosidade e a textura chamam a atenção. Características que se devem ao preparo: nos sabores de fruta, é a quantidade de açúcar que irá interferir na textura. Nos que levam leite, o creme de leite e o açúcar têm essa função. Para uma consistência perfeita são necessários vários cálculos. “Você precisa quantificar a quantidade de açúcar que a própria fruta tem, para ver quanto de açúcar deve adicionar”, explica Lúcia.

 

1.png

 

Pergunto se a gelateria tem algum sabor exclusivo, “Em Santos acho que o de abacate e o de nozes caramelizada. Mesmo em São Paulo, não lembro de ter visto”. O mais pedido, no entanto, continua a ser o clássico “chocolate sem adição de açúcar”.

 

As principais diferenças entre sorvete e gelato foram esclarecidas, mas vale lembrar que os sabores e textura também diferem de uma gelateria para outra. Neste caso irá depender da qualidade dos ingredientes. “Não é porque você vai bater todas as frutas que pode ser qualquer fruta. Para um sabor perfeito a fruta tem que ser boa, assim como os outros ingredientes”, finaliza.

 

6.png

 

Fotos: Ana Júlia Luz Giacometti